A logística internacional é uma área bastante complexa e rica em detalhes. Por este motivo, no artigo de hoje vamos te explicar sobre Incoterms e qual a importância deles no comercio internacional.
Nosso objetivo é facilitar tudo isso. E se você quer entender melhor o que é e como os Incoterms podem interferir no seu negócio, acompanhe a leitura até o final.
Você verá nesse artigo
- O que são Incoterms
- Tabela de Incoterms
- Categorias dos Incoterms
- Qual a importância no comércio internacional
Vamos lá!
O que são Incoterms
Caso você ainda não saiba, Inconterms é um termo que vem do inglês para “International Commercial Terms”, que em português significa “Termos Internacionais do Comércio”.
Os Incoterms são normas que buscam regulamentar e padronizar relações de compra e venda no âmbito do comércio internacional.
Nesse sentido, os Incoterms são cláusulas gerais que podem estar presentes em contratos internacionais.
Dessa forma, um contrato de compra e venda internacional por exemplo, são os Incoterms que definem as obrigações da relação entre comprador e vendedor, assim como os custos da operação.
Além disso, é importante saber que a atualização na tabela dos Incoterms, ocorre a cada 10 anos e a última que tivemos foi em 2020.
Ou seja, essas atualizações são feitas com o objetivo de acompanhar as mudanças que ocorrem no comércio internacional ao longo dos anos.
É importante ressaltar que, o uso dos Incoterms não é obrigatório, mas caso opte pelo uso, não pode ser retirado.
Algumas das principais cláusulas dos Incoterms tem como objetivo definir:
- Quem será o responsável pelo pagamento dos serviços envolvidos com a importação ou exportação;
- Qual será o local da entrega da mercadoria comprada;
- Quais são os prazos de entrega;
- Deveres e obrigações de cada uma das partes envolvidas na relação comercial.
Tabela de Incoterms
Os Incoterms que estão vigor possuem uma tabela de categorização de cada um. E é nessa tabela que contém, por exemplo, a definição das siglas e o tipo de transporte de cada Incoterm.
Como já falamos anteriormente, a tabela que está vigente é a divulgada em 2020 e os termos antigos não valem mais.
Além disso, para fins de informação e consulta, essa tabela é desenvolvida pela International Chamber of Commerce.
Categorias de Incoterms
Como uma forma de organização, os termos foram divididos em categorias: E, F, C e D e abaixo listamos eles pra você.
Categoria E (Partida)
A categoria E pode ser usada em qualquer formato de transporte e tem como objetivo concentrar as responsabilidades no importador da relação comercial.
Portanto, o importador é responsável por tudo que envolva a operação internacional. O Incoterm dessa categoria é o EXW.
Categoria F (Frete não pago)
Na categoria F, assim como na categoria E, a responsabilidade também é do importador. Portanto, especificamente em relação ao frete o importador deverá arcar com os custos do frete e também do seguro internacional.
Os Incoterms dessa categoria são o FCA, FAS e FOB.
Categoria C ( Frete pago)
Ao contrário da categoria anterior, na categoria C o frete é de responsabilidade do exportador, mas os riscos dessa operação são de responsabilidade do importador.
Na categoria C os Incoterms são os CRF, CIF, CIP e CPT.
Categoria D (Chegada)
Por outro lado, nessa categoria, todas as responsabilidades são dos exportadores e também são eles que arcam com todo o custo do transporte, até que estes cheguem no destino final.
Estão na categoria D os Incoterms DAP, DAT e DDP.
O que são as siglas dos Incoterms
Então, provavelmente você deve estar se perguntando o que são essas siglas que indicamos acima e é claro que a gente vai te explicar!
Antes de mais nada, é importante informar que essas siglas são referências para os termos que elas correspondem atualmente e de acordo com a última atualização da tabela de Incoterms.
Portanto, abaixo as que são mais utilizadas nos contratos internacionais:
EXW – Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado);
FCA – Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado);
FAS – Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado);
FOB – Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado);
CPT – Carriage Paid To – Transporte Pago Até (local de destino nomeado);
CIP – Carriage And Insurance Paid To – Transporte E Seguro Pagos Até (local de destino nomeado);
CFR – Cost And Freight – Custo E Frete (porto de destino nomeado);
CIF – Cost Insurance And Freight – Custo, Seguro E Frete (porto de destino nomeado);
DAP – Delivered At Place – Entregue No Local (local de destino nomeado);
DPU – Delivered At Place Unloaded – Entregue No Local Desembarcado (Local de destino nomeado);
DDP – Delivered Duty Paid – Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado)
Abaixo a lista dos termos que mais se destacam nas transações internacionais
FOB – Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado);
O Incoterm FOB o vendedor assume a responsabilidade dos custos e da entrega do produto até o navio indicado pelo comprador.
Após a entrega, os demais custos e responsabilidades passam ao comprador automaticamente.
EXW – Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)
Entretanto ao FOB, o EXW traz mais responsabilidades ao comprador e é um dos Incoterms mais utilizados hoje em dia.
Desse modo, o uso desse termo em contrato, o comprador é encarregado de organizar e realizar o pagamento de todos os gastos com transporte do produto desde o local da sua produção.
Agora, vamos supor que uma empresa compre grãos de uma fazenda brasileira. Ela terá então, que pagar os custos de transporte desde lá até o destino final.
Inclusive, caso haja extravio ou algum prejuízo na mercadora, a responsabilidade continua sendo do comprador, sem exceção.
CFR – Cost And Freight – Custo E Frete (porto de destino nomeado)
Esse Incoterm é parecido com o primeiro que explicamos. A diferença dele é que aqui o vendedor é responsável pelo transporte e custos até o porto indicado pelo comprador, enquanto no Incoterm FOB a responsabilidade é até o próprio navio.
FCA – Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado)
Por fim, no Incoterm FCA, o vendedor deve entregar a mercadoria ao transportador no local que for combinado entre as partes.
Nesse caso, o vendedor tem apenas a responsabilidade segura da entrega, enquanto o comprador assume os custos com o transporte.
Aqui é importante atentar ao local de entrega que for combinado, para que fique definido quando será considerada entregue de fato a mercadoria.
Qual a importância dos Incoterms no Comércio Internacional
Como você viu, a principal função dos Incoterms é garantir a segurança e a padronização das normas utilizadas nas transações comerciais internacionais.
Como você pode perceber, os Incoterms são importantes para que as partes envolvidas, sejam eles importadores ou exportadores, tenham a devida segurança na sua relação de negócios.
Ainda, os Incoterms também trazem previsibilidade de custos, pois define quem arcará com esses gastos, bem como reduzem a existência de conflitos entre as partes, dada a clareza das definições em contratos.
Como você viu ao longo do artigo, os Incoterms são bastante importantes, mas exigem um conhecimento especializado para usá-los da maneira mais benéfica.
Portanto, o ideal é que você conte com uma empresa especializada na logística internacional, que poderá te auxiliar da forma mais correta.
Somos uma empresa séria, comprometida com a logística do cliente e aqui você pode contar com uma equipe qualificada para te dar o suporte necessário.
Então, se você está precisando de um serviço de logística de alta qualidade, entre em contato conosco e faça sua cotação.