Você está procurando saber um pouco mais sobre transporte e logística? Se a sua resposta for sim, o nosso conteúdo irá te ajudar muito.
Sabemos que esse universo de transporte e logística nem sempre é muito fácil de entender.
No entanto, nós da Prompt Brazil assumimos o desafio de facilitar esse conteúdo para você.
Então, no artigo de hoje separamos as 10 dúvidas que mais recebemos aqui na Prompt Brazil.
Afinal, essas dúvidas podem ser as suas também, não é mesmo?
Portanto, para saber quais são as dúvidas que a Prompt Brazil mais recebe e as respostas para isso, acompanhe o artigo até o final.
Olha só quais são essas dúvidas:
- Quais dados preciso informar para uma cotação;
- Qual o melhor modal para a minha carga;
- O que significa FCL e LCL;
- O que são incoterms;
- Posso pagar impostos brasileiros fora do Brasil;
- Quais são os procedimentos de entrega de carga nos aeroportos;
- Por que minha cotação mudou de valores de um dia para o outro;
- O que é DTA;
- Qual a capacidade cúbica de cada container;
- O que é drawback.
Vamos responder elas agora mesmo.
1. Quais dados preciso informar para uma cotação
Certamente, quando falamos em transporte e logística, as dúvidas sobre cotação são as mais comuns.
No entanto, sobre a questão dos dados para a cotação, você precisa entender que isso irá mudar de acordo com cada tipo de modal.
Então, em primeiro lugar definimos qual é o tipo de modal que você precisa e o incoterm que será usado, de acordo com a sua mercadoria.
Vamos te mostrar agora o que cada modal exige, desde que não seja uma carga especial, porque nesse caso, outras informações podem ser solicitadas.
Modal Aéreo
No modal aéreo, precisamos das seguintes informações:
- Local de coleta (se houver);
- Aeroporto de partida e o aeroporto de destino;
- Dimensões da carga;
- Peso;
- Tipo de mercadoria, como, por exemplo, se é carga perigosa (caso positivo, deverá ser enviado o MSDS) e se a carga pode ser empilhada ou tombada.
Modal Marítimo
Para a cotação do modal marítimo, considerando um embarque FCL, precisamos dos seguintes dados:
- Local de coleta (se houver);
- Porto de partida e o porto de destino;
- Tipo de mercadoria, se a carga é perigosa (caso positivo, deverá ser enviado o MSDS);
- Qual o container desejado, se for embarque LCL não precisa essa indicação;
- Peso da carga.
Modal Rodoviário
Por fim, no modal rodoviário são exigidas as seguintes informações:
- Local de partida e o local de destino;
- Peso;
- Quantidade e dimensões da carga;
- Tipo da mercadoria;
- Valor da mercadoria e se a carga é perigosa (caso positivo, deverá ser enviado o MSDS).
Ainda, caso for um transporte rodoviário internacional, é importante indicar se há alguma preferência no local de cruze.
2. Qual o melhor modal para a minha carga na hora da logística
Outra pergunta que recebemos muito aqui na Prompt Brazil Logistics, e é, na verdade, uma dúvida geral da área de transporte e logística, é sobre a escolha do modal.
Certamente, essa é uma decisão importante. Então, para essa escolha, recomendamos que você avalie 5 fatores principais:
- Custo x benefício;
- Agilidade do transporte;
- Natureza da mercadoria;
- Burocracia;
- Capacidade de carga.
Se você quer saber mais sobre isso, recomendamos que leia o nosso conteúdo sobre: Os 5 fatores essenciais na escolha do modal.
3. O que significa FCL e LCL, no setor de transporte e logística
Em terceiro lugar, da nossa lista de dúvidas mais recebidas na Prompt Brazil, está a dúvida sobre o significado de FCL e LCL.
FCL
Nesse sentido, FCL é a sigla para Full Container Load, que é o que acontece quando a carga utiliza todo o container. Ou seja, um cliente vai usar todo o espaço disponível e, ainda, vai ter que pagar um valor fixo pelo frete, mesmo que a carga não ocupe todo o espaço. Assim, toda a carga é unitizada em um container.
LCL
Por outro lado, LCL é a sigla para Less Container Load, que é quando a carga não é suficiente para ocupar todo o container. Então, nesse caso, o cliente opta por compartilhar o espaço do container com outros exportadores ou importadores.
Assim, o custo do frete é reduzido e a operação de pequenas cargas fica mais viável.
Portanto, ao invés de pagar um frete fixo pelo container, o cliente vai pagar o valor referente ao volume de espaço usado no container compartilhado.
4. O que são incoterms, no setor de transporte e logística
Esse é um tema bem comum do transporte e logística, em especial a internacional, que é a especialidade da Prompt Brazil Logistics. Estamos falando dos Incoterms.
Então, se você ainda não sabe, os incoterms são as normas padronizadas que regulam os contratos internacionais de comércio.
Assim, através desses incoterms o comprador e o vendedor deixam claro pontos importantes como:
- Alocação de riscos;
- Direitos;
- Custos;
- E obrigações que envolvem o comércio internacional de bens.
Dessa forma, com a definição de qual incoterm será usado na operação é possível saber informações importantes como:
- Local onde o exportador deverá entregar a mercadoria;
- Quem pagará pelo frete internacional;
- Quem pagará os impostos e a liberação da carga junto à aduana;
- Responsável por contratar e pagar o seguro da carga;
- Limites dos riscos de cada parte envolvida;
- Quem irá embalar a carga;
- Entre outros aspectos importantes.
Se você quiser saber quais são os incoterms atualizados, pode clicar aqui.
5. Posso pagar impostos brasileiros fora do Brasil
Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não.
Sabemos que no transporte e logística internacional a parte dos impostos é bastante complexa.
Então, não, a legislação brasileira não permite que os impostos brasileiros sejam pagos fora do Brasil.
Assim, é por isso que o incoterm DPP não é mais permitido no Brasil.
6. Quais são os procedimentos de entrega de carga nos aeroportos
Acerca dos procedimentos de entrega de carga nos aeroportos, é importante dizer que a maioria dos aeroportos funciona com sistema de agendamento para a entrega de cargas.
Isso se tornou mais frequente no cenário pós-pandemia.
Portanto, não é aceito a recepção de cargas sem a reserva, em especial para evitar aglomeração de cargas nos aeroportos.
Então, para realizar o agendamento é necessário ter as seguintes informações:
- Dados da transportadora responsável pelo transporte da carga até o aeroporto;
- Dados do veículo e do motorista.
Contudo, como cada aeroporto possui um procedimento específico para a entrega de carga, indicamos muito que você tenha um agente de cargas experiente.
Nesse caso, a Prompt Brazil é a melhor opção que você tem, já que nós temos mais de 16 anos de experiência no mercado de transporte e logística internacional.
7. Por que minha cotação mudou de valores de um dia para o outro
Atualmente, a maior parte dos armadores trabalha com frete SPOT, que garante espaço e equipamento.
No entanto, esse tipo de frete tem uma flutuação instantânea de preços.
Ou seja, o valor do frete SPOT não é fixo, somente sendo fixado no momento da reserva.
Então, por esse motivo é que a cotação pode mudar de valores de um dia para o outro ou, ainda, dentro de um curto tempo no mesmo dia.
Já temos aqui no blog um artigo especial sobre frete SPOT, que você pode ler clicando aqui.
Além disso, mesmo em fretes sob contrato de longa validade, alguns ajustes nos dados da carga podem afetar o preço, como:
- Alteração de NCM;
- Peso (alguns destinos possuem restrição);
- Tipo de unidade.
Portanto, a variação é comum.
8. O que é DTA, no setor de transporte e logística
DTA é a sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro.
Na importação essa é a documentação necessária para realizar o transporte de uma mercadoria importada dentro do território brasileiro, antes da sua nacionalização.
Então, a carga poderá ser retirada do aeroporto/porto de chegada, chamada Zona Primária, e levada até outro recinto alfandegário, que é a Zona Secundária. Nessa operação todos os tributos são suspensos.
Há uma vantagem bem grande de utilizar a DTA, que é a possibilidade de reduzir os custos do processo logístico quando a Zona Secundária apresenta custos menores de tributos do que a Zona Primária.
Assim, ao escolher nacionalizar a carga em outro recinto alfandegário, os custos com tributos podem ser menores.
9. Qual a capacidade cúbica de cada container para transporte
Em primeiro lugar, precisamos dizer que a capacidade cúbica e as dimensões permitidas para cada tipo de container são aproximadas.
Isso porque é necessário confirmar essas informações com o armador no momento da reserva e aferir os dados finais na porta do container no momento da coleta do vazio.
Ainda, quanto aos containers especiais, como o Open Top e o Flat Rack, não é possível fixar uma capacidade, pois dependem da carga e do armador utilizado.
Agora, para containers dry, veja abaixo a capacidade cúbica aproximada de cada um:
- 20’DC – 33.20 m3;
- 40’DC – 67.70 m3;
- 40’HC – 76.40 m3.
10. O que é drawback, no setor de transporte e logística
Por fim, nossa última dúvida das 10 principais recebidas pela Prompt Brazil, está no Drawback.
Nesse sentido, o Drawback é um regime aduaneiro especial que permite a suspensão, isenção e/ou restituição de tributos.
Esse regime funciona como um instrumento para incentivar as exportações brasileiras, já que reduz o custo do processo logístico envolvido.
Então, isso torna o produto brasileiro mais competitivo frente ao comércio internacional.
Essa isenção, suspensão ou redução pode ocorrer de várias formas, como, por exemplo, na devolução de impostos que foram pagos na importação da matéria prima do produto.
Como você viu…
São várias dúvidas que recebemos todos os dias na Prompt Brazil e que respondemos aqui de uma forma super didática para te ajudar.
Será um prazer ajudar você!
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