Em 2024, a exportação de café do Brasil atingiu recordes históricos e foi um dos principais produtos exportados.
Isso se deve bastante ao fato da qualidade do café brasileiro, que é reconhecida mundialmente, mas também pela queda de produção em outros países, como o Vietnã.
Então, considerando a importância desse produto para a logística internacional do Brasil, hoje vamos falar sobre como é a cadeia logística do café.
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Produção: Início da Cadeia
Em primeiro lugar, a exportação começa na produção do café nas fazendas.
Atualmente, os principais estados produtores de café no Brasil são:
- Espírito Santo;
- Minas gerais;
- São Paulo.
Etapas da Produção
- Plantio: o começo da produção se dá com o plantio do grão, com a seleção das variedades, como arábica ou robusta;
- Cultivo e colheita: posteriormente, acontece a colheita, cuja época depende da variedade e região;
- Pós-colheita: depois da colheita é feita a secagem, beneficiamento e separação dos grãos para a exportação.
Depois do beneficiamento é feita a classificação do café, de acordo com seu tipo de grão, qualidade, nível de torra e moagem, se for moído.
Tudo isso influencia de forma direta no preço do produto.
Preparação para a exportação
Posteriormente, depois que ele é classificado, o café vai para as empresas que o exportam ou para cooperativas.
É nessa fase que o café se prepara para o mercado internacional.
Embalagem
Normalmente, o café tem embalagem em sacas de 60 kg ou em contêineres, dependendo da quantidade e do destino.
Portanto, as embalagens devem preservar o aroma e a qualidade do produto.
Documentação
Depois, são preparados e emitidos todos os documentos essenciais para exportação, que incluem:
- Fatura Comercial (Invoice): Detalha os produtos e valores.
- Packing List: Lista de itens no carregamento.
- Certificado de Origem: Comprova a origem brasileira do café.
- Certificado Fitossanitário: Garante que o produto está livre de pragas.
- Licenciamento e Registros
Por fim, a exportação exige registros no Siscomex, que é o (Sistema Integrado de Comércio Exterior) e autorizações específicas.
Isso vai depender do mercado de destino.
Transporte e Logística Internacional
Ainda, há toda a questão do transporte internacional.
Então, essa é uma das etapas mais importantes da exportação de café.
Isso porque ele deve garantir que o produto chegue ao destino em perfeitas condições.
Para isso, o transporte se divide em algumas etapas:
Transporte Interno
O café sai das fazendas ou armazéns em direção aos portos. Para isso, os caminhões são o principal meio de transporte interno.
Armazenamento
Então, nos portos, se armazena o café em silos ou galpões até o embarque.
As condições de armazenamento precisam ser seguras para evitar danos causados por umidade ou calor excessivo.
Embarque e Frete Internacional
Depois, para o destino final, o embarque acontece principalmente por navios cargueiros.
Nesse sentido, o café é transportado em contêineres, que protegem o produto durante a viagem.
Principais Portos de Exportação
Atualmente, os principais portos de transporte de café são:
- Porto de Santos (SP): Maior exportador de café do Brasil;
- Porto de Paranaguá (PR);
- Porto de Vitória (ES).
Incoterms
Além disso, também é importante escolher a modalidade certa de incoterm.
Já falamos sobre alguns deles em outros conteúdos, que vamos deixar abaixo para que você possa acessar.
- FAS x FOB: qual é a melhor incoterm?
- Quando o FCA vale a pena? Entenda mais sobre essa incoterm
- CFR: quando escolher essa incoterm?
Desembaraço Aduaneiro
Por fim, o processo de desembaraço aduaneiro garante que a exportação cumpra todas as exigências legais.
Nesse sentido, no Brasil é a Receita Federal que verifica os documentos e libera a carga para embarque.
No Exterior as autoridades do país importador inspecionam o café.
Por isso a importância de estar com todos os documentos emitidos e corretos.
Mercados Consumidores de Café Brasileiro
Atualmente, o Brasil exporta café para mais de 120 países e os principais destinos são:
- Estados Unidos: Maior consumidor de café brasileiro.
- União Europeia: Alemanha e Itália são grandes importadores.
- Ásia: China e Japão apresentam crescimento constante no consumo.
Além disso, o Brasil também tem ganhado destaque com os cafés especiais no mercado internacional.
A sua valorização é por sua alta qualidade e processos sustentáveis.
Inclusive, esse é um ponto muito avaliado por importadores, em especial os europeus.
A cadeia logística do café tem se adaptado a novas tendências e exigências globais.
Consumidores valorizam práticas que respeitam o meio ambiente.
Certificações como Rainforest Alliance e Fair Trade são diferenciais competitivos.
Por isso é que os produtores estão se especializando, para obter os certificados.
Isso aumenta o preço e também as oportunidades de negócio.
Dessa forma, a tendência é que o Brasil continue crescendo e muito como um exportador de café.
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