Balança comercial – Como foi em 2021 e o que esperar em 2022

Balança comercial – Como foi em 2021 e o que esperar em 2022

Se você está entrando agora no mundo das importações e exportações, talvez ainda não saiba a importância da balança comercial para esse universo. No artigo de hoje, vamos falar sobre a Balança Comercial brasileira em 2021, e o que você pode esperar dela em 2022.

Nesse artigo você vai ver:

  • O que é a Balança Comercial
  • Qual a importância da Balança Comercial
  • Principais importadores do Brasil
  • Como foi a balança comercial em 2021
  • O que esperar da balança comercial em 2022

O que é a Balança Comercial?

Para quem já está inserido no universo das importações e exportações, o termo balança comercial é bastante conhecido. Mas caso você ainda não saiba, vamos te explicar agora.

Fazendo uma analogia com o próprio nome, a balança comercial é a responsável por fazer a “pesagem”, ou seja, o cálculo da diferença dos valores de produtos importados e exportados por um determinado país. O objetivo é identificar qual operação teve maior relevância.

Caso você não saiba também o que é importação e o que é exportação, a gente te explica.

Importação x Exportação 

Importação são bens e produtos produzidos em outro país, e importados para consumo interno. Sabe aqueles carros feitos em outros países e que são vendidos aqui? Então, esse é um exemplo de produto importado.

A exportação, por sua vez, são os produtos e bens produzidos dentro do nosso próprio país, mas vendido para outros. Provavelmente você já deve ter ouvido sobre alguns produtos que o Brasil produz e vende externamente, como grãos e carne, por exemplo. 

Superávit x Déficit

O cálculo da balança comercial é importante pois tem o objetivo de verificar se houve superávit ou déficit nas exportações e importações.

O superávit acontece quando as exportações são maiores que as importações. Já o déficit é o contrário, quando há mais importações do que exportações. 

Portanto, se um país comprou mais de outros, do que vendeu, ele possui um saldo negativo na balança comercial. Caso tenha vendido mais que comprado, terá um saldo positivo (superávit).

Nesse ponto é importante destacar que esse cálculo não tem a ver com a quantidade de produtos importados ou exportados, mas sim os valores decorrentes dessas operações. 

Qual a importância da Balança Comercial?

Agora que você já sabe o que é a balança comercial e qual o seu objetivo, é importante também que você saiba no que reflete os seus resultados. 

A balança comercial é um importante índice da economia de um país, principalmente porque indica como está a sua situação econômica comparada com os demais.

Mas, além disso, o saldo da balança comercial também influencia no PIB do país, que é o principal indicador de como vai a economia interna, ou seja, como foi o crescimento do país durante o ano.

Com isso, podemos dizer que a existência de um saldo positivo na balança comercial é extremamente importante. Afinal, influencia diretamente na economia brasileira, pois mais recursos estão entrando e fomentando o consumo e o crescimento interno. 

Existem alguns fatores que podem favorecer ou desfavorecer esse saldo positivo.

Taxa de câmbio

A taxa de câmbio é um fator bem importante nas importações e exportações.

Quando o real está desvalorizado, as exportações costumam ter maior crescimento. Isso porque os compradores internacionais conseguem comprar os bens e produtos por um valor mais barato. 

Mas quando ele está valorizado, o que costuma aumentar são as importações, já que o valor da moeda começa a ficar mais equilibrado com as demais, e o consumo interno de produtos de outros países não fica tão caro.

Oferta x Demanda 

Outro fator que também influencia na balança comercial é a situação de outros países com os bens e produtos que eles precisam.

É comum que em alguns momentos algumas nações passem por alguma crise. Por exemplo, se um setor como o agronegócio ficam afetados, por exemplo, o país precisará importar produtos desse setor para abastecer o país.

Às vezes, também, pode não ter a ver com crise, mas sim da própria incapacidade de algum país produzir no mesmo nível de consumo da população. Isso acontece principalmente com produtos do agronegócio para alimentação, como grãos e carnes. 

Como foi a Balança Comercial em 2021

Agora vamos falar sobre como foi a balança comercial de 2021? Já antecipamos que as notícias são boas para o Brasil. 

No ano de 2021 a balança comercial brasileira bateu um recorde: teve o maior superavit da história do país, ou seja, o maior saldo positivo. 

Ano passado o saldo resultante das exportações de produtos brasileiros, subtraídas as importações feitas, foi de 61,2 bilhões de dólares, 10,8 bilhões de dólares a mais que no ano de 2020.

Dentro desse resultado o que mais se destacou nas exportações foi a variação de preços, que teve um percentual de 29,3%, enquanto o volume foi de 3,2%. 

Quanto aos produtos, o que mais teve saída para outros países foram as commodities. 

Pausa para explicar: o que são commodities?

Commodities são produtos básicos de matéria-prima, como por exemplo grãos (soja, milho, trigo), carnes e seus derivados, petróleo, ouro, minérios etc. 

Na balança comercial de 2021, essa categoria de produtos correspondeu a 67,7% de todas as exportações feitas. Portanto, perceba a importância da produção desses produtos dentro do nosso país. 

Seguindo essa linha, a agropecuária teve uma participação de 20% nas exportações brasileiras. De fato, é uma das principais áreas dentro da balança comercial do nosso país. 

Outra área importante dentro da exportação é a indústria, que participou em 28% das exportações feitas pelo Brasil, principalmente através do minério de ferro e óleo bruto de petróleo. 

Agora por outro lado, em relação às importações, o que mais teve relevância foi a indústria de transformação, que correspondeu a 91,5% das importações feitas. Tendo como produtos principais adubos, óleos combustíveis e medicamentos. 

Ao contrário do cenário de exportação, a importação de produtos agrícolas é significativamente menor, com apenas 2,5%, isso demonstra como o nosso agronegócio é bastante produtivo internamente. 

Resumidamente, o cenário econômico da nossa balança comercial foi extremamente favorável, será que podemos esperar o mesmo para esse ano? Tudo indica que sim.

Todos esses dados foram extraídos de relatório emitido pelo Governo Federal. 

balança comercial agro agronegócio brasil

O que esperar da balança comercial para 2022

O ano de 2022 está longe de acabar, mas a balança comercial no mês de abril já teve um superavit de 8,15 bilhões de dólares. 

Mesmo sendo um resultado um pouco inferior do que o do ano passado, quando abril atingiu um saldo de 10 bilhões de dólares, esse resultado é o 2º maior que já tivemos no país. 

De maneira geral, até o momento, a balança comercial vem apresentando um cenário animador, pois está com um saldo positivo de 10,5% a mais do que o ano passado. 

Como era de se esperar, a liderança nas exportações vem da agropecuária, seguida pela indústria de transformação e indústria extrativa. 

Em relação aos países que fizeram exportações brasileiras, Argentina, Estados Unidos e União Europeia tiveram um crescimento no número de compras feitas do Brasil. 

Então, mesmo considerando que 2021 já tenha quebrado um recorde de superavit, é provável que esse ano a balança comercial atinja resultados ainda maiores.

Esse saldo positivo é bastante animador, principalmente se considerarmos que o mundo de uma forma geral ainda está em fase de recuperação econômica em razão da pandemia, e há também a guerra entre Ucrânia e Rússia, o que impactou fortemente o mercado de importações e exportações.

Portanto, se você atua no mercado de exportação, pode ficar contente que 2022 trará bons resultados para essa área.

Por fim…

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha conseguido sanar suas dúvidas, e caso você esteja procurando serviços de logística para importação ou exportação, a Prompt é a melhor solução para você. 

Possuímos serviços de transporte marítimo, aéreo, rodoviário para qualquer lugar do mundo, sempre buscando a agilidade do nosso trabalho através de uma logística integrada, para que você, cliente, possa estar sempre acompanhando de perto. 

Entre contato conosco e faça sua cotação, será um prazer te ajudar!

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133