Cálculo de cubagem: O que é e qual a importância para o transporte de cargas

Cálculo de cubagem: O que é e qual a importância para o transporte de cargas

Quando o assunto é transportes de cargas, o entendimento de algumas etapas pode se tornar complexo para quem não é da área, correto? O cálculo de cubagem por exemplo, é uma delas. 

Por isso, esse artigo é para que você entenda tudo sobre esse assunto.  É importante que você saiba os impactos do cálculo de cubagem dentro do transporte de cargas e da logística da sua empresa.

Então, acompanhe o artigo até o final para tirar todas as suas dúvidas.

Bora lá!

Nesse artigo você encontrará:

  • O que é cubagem
  • Como é feito o cálculo de cubagem
  • Cálculo de cargas liquidas
  • Qual a importância do cálculo de cubagem
  • Dicas para realizar o cálculo da cubagem do seu transporte

O que é cubagem de carga

Sempre que é feito o frete de um produto, é preciso transportar em algum veículo, da origem ao destino. Mas para isso acontecer, é necessário definir o espaço que ele ocupará dentro do veículo.

A cubagem de carga é justamente isso, a relação de peso de uma mercadoria e o espaço que ela ocupará dentro do veículo. Além disso, também podemos utilizar o resultado da cubagem para medir o espaço onde ficará armazenada.

Esse cálculo possui alguns detalhes, que falaremos mais para frente. 

Como é feito o cálculo de cubagem 

Antes da gente falar sobre como é feito o cálculo de cubagem, vamos explicar alguns conceitos importantes, que são:

  • Comprimento;
  • Altura;
  • Largura;
  • Fator de cubagem;
  • Peso cubado.

Vamos usar um exemplo prático para facilitar: O frete de determinado produto será realizado e esse produto é embalado em uma caixa. Essa caixa pode ter as seguintes medidas: 

  • Altura: 1 metro
  • Largura: 70 centímetros
  • Comprimento: 80 centímetros

Nesse caso, o volume total da embalagem é de: 0,70m x 1,00m x 0,80m = 0,35m³

Por isso, é importante que você saiba sobre isso, porque, em geral, o termo cubagem se refere ao volume de um objeto. 

Contudo, no setor de logística, o mais comum é que se refiram à cubagem de carga com relação à quantificação do peso que deve ser transportado.

Fator de Cubagem

Para que seja feito o cálculo da cubagem de carga, a NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas definiu um valor padrão. 

No transporte rodoviário, esse fator de cubagem é de 300 kg por m³. Portanto, cada metro cúbico é capaz de transportar 300 kg de carga, se a carga for inteira. 

Para cargas fracionadas a capacidade de transporte por m³ diminui para 200 kg. Isso acontece porque, nesse caso, a organização dos produtos exige mais trabalho, para que o espaço seja completado por inteiro. 

Já no transporte aéreo, esse valor é alterado para 166,7 kg por m³. Já no transporte marítimo, por sua vez, o valor é de 1.000 kg por m³.

Com isso, você pode perceber que o transporte marítimo é capaz de transportar mais produtos que os outros. 

Peso cubado

Como o próprio nome já diz, o termo se refere ao peso (em quilos) que o volume do produto ocupa no veículo. O peso cubado, portanto, busca indicar o espaço total que aquela mercadoria irá ocupar no veículo.  Para se ter o peso cubado, é aplicada a seguinte fórmula: comprimento x largura x altura x fator cubagem.

Seguindo o exemplo anterior da caixa, o peso cubado dela, para um transporte rodoviário, seria o seguinte:  0,70 x 1,0 x 0,80 x 300 = 168kg. 

Todavia, é importante que você saiba que as transportadoras podem ter fatores de cubagem diferentes.  Do mesmo modo, podem ter diferentes medidas de unidade, como centímetros, milímetros ou metros e gramas, quilos ou toneladas. 

Seja como for, atualmente, existem ferramentas específicas que realizam o cálculo de cubagem para o transporte. Inclusive, os sites de muitas transportadoras, oferecem calculadoras gratuitas que fazem essa conta para você. 

Cálculo de cargas líquidas

Além das cargas de mercadorias tradicionais, também é importante você saber como funciona o cálculo de cubagem de cargas líquidas. Por exemplo, leite, combustível, água etc.

Nesses casos, é recomendado que os tanques sejam cheios com o líquido até sua capacidade máxima para uma melhor otimização do espaço do veículo.  Com isso, as dimensões dos tanques consideram a densidade real dos produtos.

Porém, se isso não for observado e a carga for de menor densidade, é preciso utilizar o fator de cubagem sobre o frete para compensar o preço.

Importância do cálculo de cubagem de carga 

Dentro do setor de logística e em especial no transporte de cargas, a cubagem tem um papel bem importante em três fatores: 

  • Otimização da carga;
  •  Eficiência do transporte; 
  • Preço do frete. 

O papel da cubagem no primeiro fator, é que ela garante uma otimização de espaço nesse transporte, aproveitando a capacidade plena do veículo. Assim, são menores as chances de serem levadas mercadorias a mais, o que influencia no peso, ou a menos, que pode acabar gerando desperdício.  

Da mesma forma, a cubagem de carga também tem impacto positivo na eficiência do transporte. Isso porque, com a otimização de espaço, é possível que mais mercadorias sejam transportadas de uma única vez, diminuindo o tempo de entrega. 

Para as empresas, é no cálculo do frete que a cubagem de carga tem um papel mais relevante e benéfico. Com isso, os custos de transporte de uma empresa são diretamente afetados pelo cálculo de cubagem que é feito no frete de suas mercadorias. 

No entanto, na prática, muitas empresas de transporte acabam incluindo a variável chamada “frete peso”. Essa variável trata da relação entre o peso bruto da mercadoria e o cubado. Entre os dois, valerá no cálculo o que for maior na hora da pesagem. Esse é um ponto que influencia muito no valor final do frete. 

Mas, de maneira geral, você pode perceber que a cubagem tem um papel de destaque nos serviços de transporte de qualquer empresa. Por isso, é interessante que você aplique isso no seu negócio. Assim, você garante um preço melhor ao cliente e ao mesmo tempo, um custo menor para você. 

Dicas para realizar o cálculo de cubagem do seu transporte

Nesse sentido, para que a cubagem tenha um custo-benefício ainda melhor para a sua empresa, vamos te dar algumas dicas para o transporte das mercadorias:

  • Busque utilizar as embalagens das mercadorias em tamanhos proporcionais, não colocando, por exemplo, produtos pequenos em caixas maiores. 
  • Caso o seu produto tenha a possibilidade de ser desmontado, envie ele assim, pois, será otimizado o espaço e diminuído o valor do frete;
  • Tenha atenção nas tabelas praticadas pela transportadora que você escolher, para verificar como ela faz o cálculo de cubagem; 
  • Certifique-se de que a empresa que realizará a pesagem seja de confiança, para que você não tenha surpresas no final do processo. 

Concluindo…

Por fim, esperamos que você tenha gostado da leitura e que o artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre cálculo de cubagem. 

Como você percebeu ao ler o artigo, existem alguns cuidados que precisam ser observados no cálculo de cubagem. Portanto, tenha um auxílio especializado para te dar a orientação correta. 

Agora, se você quiser saber mais sobre o assunto ou fazer um orçamento de serviços logísticos para o seu negócio, nós podemos te ajudar.

O objetivo da Prompt Brazil é entregar um serviço de logística altamente qualificado e eficiente. Para isso, contamos com as melhores ferramentas e os melhores profissionais do mercado.

Entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso trabalho e fazer a sua cotação! Bora?

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133