Nos últimos anos, fazer compras online se tornou um hábito da população brasileira e mundial, mas nada disso seria possível se não houvesse eficiência logística.
Um bom exemplo disso é a Amazon, que opera de forma muito rápida, e por isso, ganha mais espaço no coração, e no bolso dos consumidores.
Então, pensando nesse tema, decidimos criar esse conteúdo super legal.
Portanto, se você quer entender um pouco mais sobre a ligação entre indústria de consumo e eficiência logística, continue lendo.
A Indústria
A indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no final do século XVIII.
Por conceito, o objetivo da indústria é transformar matérias-primas em produtos que possam ser comercializados.
Então, desde o seu início, é de se imaginar que a indústria tenha passado por diversas transformações, mas seu objetivo principal segue sendo um só: a comercialização de produtos.
Tendo em vista o conceito básico de indústria, podemos voltar alguns séculos e refletir sobre o cenário industrial com o passar do tempo.
Através dessa reflexão, podemos perceber que em tempos antigos, a prioridade industrial era aumentar a eficiência de produção, e foi só recentemente que essa preferência mudou.
Hoje em dia, a indústria tem duas prioridades, eficiência de produção e eficiência logística.
A Eficiência Logística
A partir do que comentamos anteriormente, com o passar do tempo a indústria precisou se reinventar, e buscar novas prioridades.
Então, em 2020, 3 séculos após a Primeira Revolução Industrial, uma grande surpresa atingiu a operação das indústrias.
A surpresa em questão foi a pandemia de Covid-19, em um momento no qual poucos, ou quase ninguém, estava preparado para isso.
Com a circulação do Covid-19, muitas indústrias precisaram se adaptar. Em um cenário em que a produtividade é afetada por uma pandemia, é necessário apostar em outros meios para continuar produzindo.
Nesse mesmo cenário, em que pessoas não poderiam sair de casa, uma coisa se torna essencial no mundo inteiro: eficiência logística.
O Início
Bom, como você pode ver, a pandemia impulsionou e obrigou muitas indústrias a dominarem um novo espaço, a logística.
A partir desse momento, tivemos um grande surgimento de novos e-commerces.
Ou seja, indústrias que antes se preocupavam com produção, precisaram se preocupar com outros pontos: a internet, a criação de e-commerces e a presença digital.
Mas de nada adiantava ter presença no mundo virtual sem atingir boas expectativas, e foi nesse momento que a eficiência logística se tornou a chave do negócio.
Vamos pensar juntos, uma empresa como a Havaianas, por exemplo, com um nome muito forte no Brasil, anos de experiência e muitos compradores.
Com a chegada da pandemia, ninguém parou de comprar chinelos, mas não seria muito mais interessante se eles chegassem na sua casa em apenas um dia?
A falta da experiência de compra “ao vivo” fez com que a rapidez nas compras online fosse muito prezada.
Ao se deparar com a pandemia em uma cidade pequena, Gabrielle Dietrich, estudante e membro da Geração Z que cresceu conhecendo a internet, optou por facilitar sua vida utilizando o espaço virtual.
“Na pandemia só o básico continuou funcionando, mas as outras lojas fecharam por um tempo, eu nem tinha costume de comprar online, mas na pandemia comecei e hoje compro muito mais online.”, conta Gabrielle.
Além da perspectiva de que hoje Gabrielle compra muito mais através da internet, a jovem também conta que prefere adquirir insumos básicos presencialmente, em farmácias e mercados, mas quando se trata de compras complementares, tudo é feito de forma online.
“É mais fácil comprar online, parece até mais barato, eu nem costumo ir em lojas porque hoje em dia é difícil achar uma loja que só vende fisicamente, além disso, parece que tudo está mais rápido, a Shein demorava 2 meses para entregar, hoje leva 2 semanas.”, complementa a estudante.
E agora?
Então, já podemos perceber que a pandemia foi uma das grandes responsáveis por impulsionar a necessidade de eficiência logística no Brasil.
Inclusive, estudos recentes mostram que o comércio eletrônico chegou a faturar 450 bilhões de 2020 a 2023.
Esse valor é mais que o dobro dos anos anteriores.
Por isso, é inevitável dizer que a logística se fez sim muito presente e necessária nesses anos.
Mas, e agora? A eficiência logística ainda é importante?
Sim!
Mesmo com a volta da vida comum e a possibilidade de comprar em lojas físicas, muitas pessoas ainda preferem as famosas compras online.
Assim como Gabrielle, Victor Ribeiro, desenvolvedor de negócios, também passou a comprar muito mais pela internet após a pandemia, “hoje eu compro tudo online, até coisas de farmácia”, explicou.
Victor refletiu sobre a mudança das empresas, “as indústrias ficaram mais preparadas pra isso, então hoje comprar online é muito mais fácil, a experiência de ir presencialmente em uma loja se torna desnecessária se posso ver tudo com tanta clareza pela internet.”.
O desenvolvedor de negócios também comentou sobre as melhoras tecnológicas em compras online, pois hoje é possível ver com facilidade valores de frete e acompanhar as entregas com mais rapidez.
No final das contas, Victor e Gabrielle compartilham do sentimento de vários brasileiros, comprar online é um facilitador, e hoje, tudo chega de forma tão rápida que não parece fazer sentido frequentar lojas físicas.
Porém, ainda que muitos também prezem pela experiência física, é impossível não conectar o consumo à logística.
Bom, já imaginou um mundo em que a logística não fosse eficiente? Jamais teríamos a revolução dos e-commerces e não teríamos visto a facilidade de comprar coisas sem sair de casa.
Essa é a prova de que uma logística eficiente é o segredo para impulsionar as indústrias.
E para uma logística eficiente, você acaba de achar seu melhor parceiro… let’s move the future together.
Prompt Brazil Logistics