saiba como a eficiência logística impulsiona a indústria de consumo no mundo com a Prompt Brazil

Como a eficiência logística impulsiona a indústria.

Nos últimos anos, fazer compras online se tornou um hábito da população brasileira e mundial, mas nada disso seria possível se não houvesse eficiência logística.

Um bom exemplo disso é a Amazon, que opera de forma muito rápida, e por isso, ganha mais espaço no coração, e no bolso dos consumidores.

Então, pensando nesse tema, decidimos criar esse conteúdo super legal.

Portanto, se você quer entender um pouco mais sobre a ligação entre indústria de consumo e eficiência logística, continue lendo.

A Indústria

A indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no final do século XVIII.

Por conceito, o objetivo da indústria é transformar matérias-primas em produtos que possam ser comercializados.

Então, desde o seu início, é de se imaginar que a indústria tenha passado por diversas transformações, mas seu objetivo principal segue sendo um só: a comercialização de produtos.

Tendo em vista o conceito básico de indústria, podemos voltar alguns séculos e refletir sobre o cenário industrial com o passar do tempo.

Através dessa reflexão, podemos perceber que em tempos antigos, a prioridade industrial era aumentar a eficiência de produção, e foi só recentemente que essa preferência mudou.

Hoje em dia, a indústria tem duas prioridades, eficiência de produção e eficiência logística.

A Eficiência Logística

A partir do que comentamos anteriormente, com o passar do tempo a indústria precisou se reinventar, e buscar novas prioridades.

Então, em 2020, 3 séculos após a Primeira Revolução Industrial, uma grande surpresa atingiu a operação das indústrias.

A surpresa em questão foi a pandemia de Covid-19, em um momento no qual poucos, ou quase ninguém, estava preparado para isso.

Com a circulação do Covid-19, muitas indústrias precisaram se adaptar. Em um cenário em que a produtividade é afetada por uma pandemia, é necessário apostar em outros meios para continuar produzindo.

Nesse mesmo cenário, em que pessoas não poderiam sair de casa, uma coisa se torna essencial no mundo inteiro: eficiência logística.

O Início 

saiba como a eficiência logística impulsiona a indústria de consumo no mundo com a Prompt Brazil

Bom, como você pode ver, a pandemia impulsionou e obrigou muitas indústrias a dominarem um novo espaço, a logística.

A partir desse momento, tivemos um grande surgimento de novos e-commerces.

Ou seja, indústrias que antes se preocupavam com produção, precisaram se preocupar com outros pontos: a internet, a criação de e-commerces e a presença digital.

Mas de nada adiantava ter presença no mundo virtual sem atingir boas expectativas, e foi nesse momento que a eficiência logística se tornou a chave do negócio.

Vamos pensar juntos, uma empresa como a Havaianas, por exemplo, com um nome muito forte no Brasil, anos de experiência e muitos compradores.

Com a chegada da pandemia, ninguém parou de comprar chinelos, mas não seria muito mais interessante se eles chegassem na sua casa em apenas um dia?

A falta da experiência de compra “ao vivo” fez com que a rapidez nas compras online fosse muito prezada.

Ao se deparar com a pandemia em uma cidade pequena, Gabrielle Dietrich, estudante e membro da Geração Z que cresceu conhecendo a internet, optou por facilitar sua vida utilizando o espaço virtual.

“Na pandemia só o básico continuou funcionando, mas as outras lojas fecharam por um tempo, eu nem tinha costume de comprar online, mas na pandemia comecei e hoje compro muito mais online.”, conta Gabrielle.

Além da perspectiva de que hoje Gabrielle compra muito mais através da internet, a jovem também conta que prefere adquirir insumos básicos presencialmente, em farmácias e mercados, mas quando se trata de compras complementares, tudo é feito de forma online.

“É mais fácil comprar online, parece até mais barato, eu nem costumo ir em lojas porque hoje em dia é difícil achar uma loja que só vende fisicamente, além disso, parece que tudo está mais rápido, a Shein demorava 2 meses para entregar, hoje leva 2 semanas.”, complementa a estudante.

E agora?

Então, já podemos perceber que a pandemia foi uma das grandes responsáveis por impulsionar a necessidade de eficiência logística no Brasil.

Inclusive, estudos recentes mostram que o comércio eletrônico chegou a faturar 450 bilhões de 2020 a 2023.

Esse valor é mais que o dobro dos anos anteriores.

Por isso, é inevitável dizer que a logística se fez sim muito presente e necessária nesses anos.

Mas, e agora? A eficiência logística ainda é importante?

Sim!

Mesmo com a volta da vida comum e a possibilidade de comprar em lojas físicas, muitas pessoas ainda preferem as famosas compras online.

Assim como Gabrielle, Victor Ribeiro, desenvolvedor de negócios, também passou a comprar muito mais pela internet após a pandemia, “hoje eu compro tudo online, até coisas de farmácia”, explicou.

Victor refletiu sobre a mudança das empresas, “as indústrias ficaram mais preparadas pra isso, então hoje comprar online é muito mais fácil, a experiência de ir presencialmente em uma loja se torna desnecessária se posso ver tudo com tanta clareza pela internet.”.

O desenvolvedor de negócios também comentou sobre as melhoras tecnológicas em compras online, pois hoje é possível ver com facilidade valores de frete e acompanhar as entregas com mais rapidez.

No final das contas, Victor e Gabrielle compartilham do sentimento de vários brasileiros, comprar online é um facilitador, e hoje, tudo chega de forma tão rápida que não parece fazer sentido frequentar lojas físicas.

Porém, ainda que muitos também prezem pela experiência física, é impossível não conectar o consumo à logística. 

Bom, já imaginou um mundo em que a logística não fosse eficiente? Jamais teríamos a revolução dos e-commerces e não teríamos visto a facilidade de comprar coisas sem sair de casa.

Essa é a prova de que uma logística eficiente é o segredo para impulsionar as indústrias.

E para uma logística eficiente, você acaba de achar seu melhor parceiro… let’s move the future together.

Prompt Brazil Logistics

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133

plugins premium WordPress