O famoso Brexit, que nada mais é do que a saída do Reino Unido da União Europeia, não trouxe apenas implicações na economia ou na diplomacia, mas também na logística.
Sim, a saída de um país tão importante como o Reino Unido da União Européia fez com que a logística internacional tivesse que encarar novos desafios a partir de 2020.
Assim, preparamos o conteúdo de hoje para atualizar você dessa situação, contando tudo como foi e como está hoje em dia.
Portanto, no conteúdo de hoje você vai ver:
- O que foi o Brexit;
- Desafios da logística internacional pós Brexit;
- Fronteiras e Alfândegas;
- Atrasos e congestionamentos;
- Regulamentações;
- Cadeias de Abastecimento;
- Adaptações que foram necessárias.
Agora mesmo já vamos compartilhar tudo sobre esse assunto com você, então acompanhe com muita atenção porque é um assunto super importante. Vamos lá.
O que foi o Brexit?
Antes de mais nada, vamos trazer um pouco do contexto do que foi o Brexit, até para que você entenda os desafios que vamos falar depois.
Nesse sentido, o Brexit é a saída do Reino Unido da União Européia e leva esse nome pela junção de dois termos em inglês: britain e exit.
Caso você não saiba, o Reino Unido é composto por:
- Inglaterra;
- Escócia;
- País de Gales;
- Irlanda do Norte.
Essa saída aconteceu em 2020, depois de uma votação pública sobre o assunto, que foi bastante polêmica.
De maneira geral, essa saída teve como motivação:
- Uma busca de mais soberania e controle por parte do Reino Unido, porque em várias áreas, como a de imigração e o comércio, os países não tinham autonomia;
- As questões imigratórias: ao fazer parte da União Europeia o Reino Unido precisava aderir às políticas imigratórias que eram impostas, sem opinião própria;
- Vontade de negociar acordos comerciais com mais independência e focada nas necessidades dos países que compõem o Reino Unido.
Então, em 2020 foi formalizada essa saída, que implicou em várias questões ao redor do mundo, incluindo a logística.
Desafios da logística internacional pós Brexit
Certamente, o impacto pós Brexit na logística foi bem grande, afinal de contas foi uma mudança muito grande e para diferentes países.
Dessa forma, podemos citar que as principais foram:
- Fronteiras e Alfândegas;
- Atrasos e congestionamentos;
- Regulamentações;
- Cadeias de Abastecimento;
- Adaptações que foram necessárias.
Vamos falar sobre cada uma delas agora.
Fronteiras e Alfândegas
Em primeiro lugar, uma mudança significativa foi nas fronteiras e alfândegas.
Por não fazerem mais parte da União Europeia, esses países passaram a ser fronteiras externas dentro da Europa.
Ou seja, controles aduaneiros passaram a ter diferentes processos e impostos.
Isso porque, pós Brexit, o Reino Unido já não seguia as mesmas diretrizes que os demais países que ainda fazem parte da União Européia.
Então, mesmo estando na Europa, a logística precisou se adaptar a essa diferenciação.
Atrasos e congestionamentos
Em segundo lugar, com a criação de mais fronteiras e mais controles aduaneiros, certamente houve atrasos e congestionamentos na rota de mercadorias.
É importante que você entenda que quanto mais portos, aeroportos e fronteiras existirem, maior serão as burocracias.
Por isso é que muitos países acabam se juntando, como era o caso da União Europeia, para facilitar essa comercialização internacional.
Isso porque se criam regras uniformes para todos os países, a fim de desburocratizar todo esse processo.
No entanto, nem sempre isso é benéfico, tanto é que resultou na saída do Reino Unido.
Ainda, para a situação ficar mais difícil, logo após o Brexit ocorreu a pandemia de Covid 19, que dificultou ainda mais toda essa adaptação.
Ou seja, a logística internacional enfrentou uma grande crise nessa época.
Regulamentações
De acordo com o que falamos anteriormente, um dos maiores interesses do Reino Unido no Brexit era poder ter autonomia para criar suas próprias regulamentações.
Dessa forma, tudo que havia anteriormente como um padrão para os países que fazem parte da União Européia, já não servem mais para os países do Reino Unido.
Com isso, novas regulamentações foram criadas para diferentes setores.
Esse é um desafio bem grande, em especial para as assessorias de logística internacional que tiveram que se adaptar a todas as novas regras.
Por exemplo, se antes você poderia exportar um medicamento para a Inglaterra, talvez hoje não possa mais, devido a novas regulamentações.
Isso vale para todas as áreas, pois cada uma possui requisitos específicos nessa comercialização.
Cadeias de Abastecimento
Em quarto lugar, as cadeias de abastecimento, em virtude todas essas mudanças que falamos antes, também foram comprometidas.
Esse foi um desafio em especial para quem trabalha com operações just-in-time, ou seja, imediatamente.
Com a necessidade de se adaptar aos novos regulamentos, muitos processos de logística acabaram sofrendo atrasos até que tudo fosse adaptado.
Isso prejudica muito o abastecimento das cadeias de suprimentos, que podem ter falhas em virtude desses atrasos.
Inclusive, o Reino Unido passou, sim, por uma crise de abastecimento em virtude do Brexit e da Pandemia.
Adaptações que foram necessárias
Portanto, no final das contas, com a finalização do Brexit em janeiro de 2020, toda a logística internacional precisou se adaptar.
Se adaptar aos novos regulamentos, aos processos de transporte com novas fronteiras, entre todas as outras questões que envolvem a logística.
Foi e continua sendo um desafio bem grande, já que logo após veio a Pandemia de Covid 19, que dificultou ainda mais essas adaptações.
Nesse sentido, vemos que é fundamental que uma assessoria de logística internacional conte com parceiros ao redor do mundo, que possam auxiliar com essas questões.
Aqui na Prompt, por exemplo, contamos com uma rede de conexões que percorre o globo todo, o que facilita muito a negociação para os nossos clientes.
Conheça a Prompt Brazil
Inclusive, aproveitando esse assunto, vamos nos apresentar para você.
Se você ainda não nos conhece, saiba que somos uma das maiores empresas de logística internacional do mundo.
Já contamos com mais de 17 anos de experiência nesse mercado, o que nos faz ter uma expertise muito diferenciada.
Além disso, como falamos, temos uma rede de parceiros gigantes, que percorre o mundo todo.
Por isso gostamos de falar que mais do que negócios, nós criamos conexões.
Isso é fundamental para que a sua logística internacional não seja apenas mais uma operação, mas sim uma oportunidade de negócios.
Então, se você quer ter uma logística que permita isso, entre em contato com o nosso time para que a gente possa conversar mais sobre o que você precisa.
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Fábio Fagundes – CEO da Prompt Brazil