Em um mundo cada vez mais competitivo, países aderem a políticas públicas para incentivas empresas e fábricas para impulsionar determinada região chamada de Zona Franca.
Isso é uma das grandes estratégias comerciais e econômicas para a geração de empregos, desenvolvimento fiscal e a facilidade de transportar produtos.
Por isso, vamos entender neste artigo, como funciona uma zona franca e quais são os seus benefícios para as regiões que decidem investir nesta produção industrial.
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O que é uma zona franca?
Antes de tudo, precisamos entender o que é uma zona franca e porque ela é importante para a logística internacional.
Resumidamente, uma zona franca é uma área específica em um país onde empresas contam com incentivos fiscais e aduaneiros.
As principais motivações de empresas aderirem e investir uma marca nesta área são as isenções ou redução de impostos.
Além disso, por se tratar de uma localidade estratégica, também tem maiores facilidades no processo de importação e exportação de mercadorias e matérias-primas.
Na zona franca é comum que as empresas possam importar matérias e produzir localmente e exportar com menos custos e burocracia.
Em resumo, ela é uma forma de impulsionar a economia de determinadas regiões, oferecendo vantagens e empregos para quem quer atuar ali.
Como funciona na prática?
Uma zona franca é uma área delimitada dentro de um país onde as empresas recebem benefícios fiscais e aduaneiros para incentivar a produção, o comércio e o desenvolvimento econômico.
Na prática, empresas que operam dentro de uma zona franca têm muitas vantagens que governos locais propõe para as empresas investirem suas fábricas na localidade.
Com incentivos à industrialização e geração de empregos locais e facilidade na importação de maquinários, o ambiente se torna atrativo para negócios de diferentes setores.
Além disso, as empresas que decidem investir nestas áreas recebem incentivos governamentais de redução de impostos como IPI, ICMS, PIS e COFINS.
Para isso, empresas interessadas em operar na zona franca precisam cumprir com os requisitos, como apresentar projetos industriais, utilizar insumos locais e atender as metas de exportação e importação.
Após aprovadas, elas se instalam na área e passam a operar com os incentivos que o governo local decidiu.
Falando nisso, aqui no Brasil temos um exemplo clássico que virou um verdadeiro polo comercial, industrial e agropecuário.
Exemplo no Brasil
As zonas francas podem ser encontradas em diversos países do mundo, que normalmente tem fácil acesso ao escoamento das cargas em regiões estratégicas, com fácil acesso a portos, aeroportos ou grandes centros logísticos.
Por exemplo, a cidade de Manaus no estado de Amazonas é um grande polo industrial depois da instituição de zona franca em 1957.
Criada para desenvolver a região amazônica, ela oferece incentivos de tecnologia, eletrodomésticos, motos e entre outros tipos de produtos essenciais.
Desde então, a cidade atrai diversos tipos de indústrias que possuem isenção de impostos e facilitações burocráticas para se desenvolver no Brasil.
Isto está escrito no Decreto-lei n.º 288:
Art 1º “A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio, de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida para criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento…”
Atualmente, a Zona Franca de Manaus abriga em torno de 600 indústrias, de acordo com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
Vantagens das zonas francas
Como falamos anteriormente, a zona franca apresenta uma série de benefícios para empresas, indústrias e aos moradores da localidade.
Este são alguns dos benefícios que elas trazem para a região:
- Geração de novos empregos com mão de obra qualificada;
- Desenvolvimento regional longe de grandes centros urbanos;
- Incentivam a produção para a exportação;
- Empresas internacionais se instalam;
- Estimulo a produção e investimentos de parceiros;
- Incentivo fiscal para uma infraestrutura moderna.
Com o avanço de novas tecnologias e necessidades do comércio internacional, a tendência é de maior sustentabilidade no futuro de empresas que querem investir nestes lugares.
Concluindo…
As zonas francas determinam no comércio internacional e logístico uma estratégia de crescimento com maiores benefícios das localidades.
Com redução de burocracias para a implementação da infraestrutura, também é importante mencionar que zona franca é própria para receber esse tipo de empresas e indústrias.
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