Custos logísticos: impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia

Custos logísticos: impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia

A logística sofreu grande impacto com a pandemia do Covid-19 e com a guerra na Ucrânia, em especial nos custos logísticos. O agravante desses dois eventos foi o fato de que ocorreram em sequência um do outro.

Dois eventos de grande impacto que deixaram e ainda deixam marcas em vários setores da economia, sendo a logística um deles.

Por isso, no artigo de hoje, vamos te explicar como tudo isso impactou nos custos logísticos e o como isso reflete no seu negócio. 

Então, se você está curioso para saber tudo sobre isso, leia o artigo até o final! 

No artigo de hoje vamos ver:

  • O que é logística internacional
  • O que são custos logísticos
  • Impactos da Pandemia
  • Impactos da Guerra na Ucrânia 
  • Como diminuir esses impactos no seu negócio

O que é a logística internacional? 

Para começarmos da forma certa, nós precisamos que você entenda o que é a logística internacional.

A logística internacional é uma importante área dentro do comércio exterior. É ela a responsável pelo trânsito de mercadorias entre diversos países.

O processo de logística busca realizar esse trânsito de mercadorias de uma forma mais organizada e eficiente, trazendo a otimização que todo negócio de comércio exterior necessita.

Hoje existem diversas empresas especializadas nessa área, e nós somos uma das maiores do país. Estamos presentes em todos os portos, aeroportos e fronteiras terrestres para facilitar esse processo para nossos clientes.

Esse transporte logístico pode ser feito de diversas formas, como o aeroviário, ferroviário, rodoviário, marítimo e dutoviário.

Fazer esse transporte de um país para outro é um processo um tanto quanto complexo. E a logística tem justamente o objetivo de facilitar tudo isso, para que ocorra da maneira mais eficiente, mas sem deixar de lado a segurança. 

O que são custos logísticos

Para que a logística aconteça existem alguns custos, entre eles os principais que podemos destacar são: 

1  – Estoque e armazenagem 

O custo de estoque e armazenagem vai depender em especial do volume de produtos a serem guardados. Mas também do tempo que eles precisam ficar armazenados. 

Dentro dessa questão de estoque, é importante se atentar que pode haver diversos prejuízos a depender do que for o produto. Um exemplo é o produto estragar por ficar muito tempo armazenado. 

Além disso, os custos de armazenagem de produtos costuma ser bem maior do que aqueles que podem se manter circulando. 

2 – Embalagem 

A embalagem dentro dos custos logísticos tem um papel bem importante. 

Para que o produto possa ser transportado de uma maneira segura, é importante que ele esteja em uma embalagem adequada. 

Nesse quesito, a questão de apresentação visual do transporte também é muito levada em conta.

custos logísticos impacto pandemia guerra ucrania

3 – Transporte 

Com certeza esse é o fator que mais influencia nos custos logísticos. Afinal, ele depende de outras variáveis, como o valor dos combustíveis, por exemplo.

Além disso, os gastos com a manutenção dos veículos que fazem o transporte, bem como despesas com pessoal, seguro de cargas e de acidentes também impactam diretamente no custo do transporte. 

4 – Tributos

Esse custo também pode ser um dos mais altos dentro da logística. Afinal, o Brasil possui um sistema tributário bastante forte e complexo para o mercado internacional.

Tanto nas exportações quanto nas importações, é comum ter uma alta taxação tributária, o que acaba encarecendo o processo logístico. 

5 – Custos fixos 

Para que toda o processo logístico rode, é necessária uma grande operação por trás. Essa operação envolve o aluguel de espaços físicos, uma grande equipe de colaboradores, o pagamento de impostos, e por aí vai. 

Portanto, esses custos também são incluídos no preço final de um serviço de logística. 

Impactos da Pandemia nos custos logísticos

Como você pode ver, para que a logística aconteça, diversos custos são incluídos. E esses valores podem variar, em especial de acordo com o que acontece no mundo.

A pandemia, por exemplo, teve um forte impacto nesse setor. A necessidade de lockdown, o fechamento das fronteiras e a diminuição do consumo, afetaram diretamente os custos logísticos do comércio exterior. 

Os processos de importação e exportação foram fortemente afetados, já que diversos produtos acabaram ficando parados. Muitos prejuízos aconteceram e, para cobrir tudo isso, houve o aumento nos custos dessas operações. 

O impacto também aconteceu nas fronteiras e no transporte. Isso porque houve diversas imposições de países, que não queriam receber produtos importados em razão da possibilidade de contaminação.

Outro impacto dentro do setor de transportes logísticos, que acabou gerando sobrecarga, foi o crescimento de compras online. Apesar de isso trazer resultados positivos, a logística não estava preparada para a demanda dessa área. Portanto, levou algum tempo para que os serviços fossem normalizados.

Uma questão curiosa é que houve até mesmo falta de containers durante a pandemia. Isso prejudicou muito o transporte marítimo de cargas. 

Então, de forma geral, a pandemia impactou diretamente nos custos logísticos. Esses custos acabaram sofrendo uma alta em razão dos déficits que sofreram nos períodos em que restrições foram impostas para esse setor. 

Impactos da guerra na Ucrânia nos custos logísticos

Além dos problemas já enfrentados durante a pandemia, quando tudo se encaminhava para um cenário de recuperação, teve início uma guerra entre Ucrânia e Rússia. 

A Rússia é uma grande potência dentro do comércio exterior. E, falando sobre o Brasil, o país tem grande reflexo nas importações feitas por aqui.

Como uma forma de penalizar o país pelo conflito, diversas sanções foram aplicadas à Rússia. Mas, claro, acabaram afetando as transações comerciais como um todo.

O fator que mais aumentou os custos logísticos em razão da guerra na Ucrânia foi a alta do petróleo. Essa alta, por exemplo, eleva o preço dos combustíveis, e com isso torna o transporte mais caro.

A questão é que qualquer conflito político traz reflexos no comércio exterior. Isso porque dificulta as importações e exportações para os países envolvidos.

No entanto, o aumento do valor do petróleo reflete no cenário global. E não há outra saída senão o aumento dos custos logísticos, como uma forma de contornar o problema.

Essa valorização dos custos impacta também no mercado interno brasileiro. Uma vez que a Rússia é uma grande exportadora de commodities para o Brasil, como trigo, milho, e, em especial, fertilizantes para a agropecuária.

Portanto, de forma geral, o setor logístico possui agora mais um desafio para lidar. E isso pode durar até que o conflito entre Ucrânia e Rússia termine.

Aos empresários que lidam diretamente com essa área, cabe a busca por estratégias para tentar frear o aumento dos custos logísticos, para que não diminuam seus resultados.

Como diminuir esses impactos no seu negócio

Se você faz parte da área de comércio exterior com certeza quer evitar que o seu negócio seja impactado por fatores externos como os que citamos ao longo do artigo. Certo?

Nós sabemos que os altos custos logísticos podem prejudicar o seu negócio. É por isso que o ideal é que você tenha ao seu lado uma empresa especializada em serviços logísticos. É nós, da Prompt Brazil, somos especializados em logística internacional. 

A Prompt Brazil garante tudo isso para você. Nosso objetivo é entregar um serviço de logística altamente qualificado e eficiente. Para isso, contamos com os melhores profissionais. Além disso, estamos em todos os países do globo, para acompanhar o processo do começo ao fim.

Entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso trabalho e fazer a sua cotação! 

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133