A soja é uma das commodities agrícolas mais significativas e importantes do Brasil, sabendo disso, você já se perguntou como funciona a cadeia logística da soja no país?
O fato é que a exportação desse produto envolve uma complexa cadeia logística, que se inicia em plantações, e vai até os pontos de embarque.
Assim, a commodity alcança uma posição de destaque no mercado global, que nesse último mês de junho pode alcançar o maior número da história em exportações do produto.
Portanto, nesse artigo vamos explorar com detalhes o funcionamento da exportação de soja no Brasil.
Então, se você quer saber tudo sobre esse assunto, leia até o final!
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A produção de Soja no Brasil
Em primeiro lugar, antes de falar sobre a logística em si, precisamos entender o processo produtivo.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, com extensas áreas cultivadas principalmente na região central do país.
Além disso, a safra de soja geralmente ocorre entre os meses de outubro e maio, e as principais variedades cultivadas são a soja transgênica e a convencional, cada uma com suas características de cultivo e mercado.
Logo nesse processo inicial, podemos frisar a importância do que chamamos de logística interna da soja.
Isso porque, após o preparo do solo, plantio e manejo da lavoura, a colheita da soja é redirecionada imediatamente para armazéns específicos.
Normalmente, ela é colocada em silos na fazenda em que foi cultivada, ou redirecionada para algum silo de armazenagem cooperativa.
Para isso, o modal rodoviário transporta a soja até o silo de destino, onde ela ficará armazenada temporariamente.
O transporte até a exportação de Soja
Em seguida, vamos para uma das etapas cruciais da exportação de soja: o transporte até os portos ou aeroportos.
Em sua maioria, os portos e aeroportos do Brasil estão localizados em grandes centros como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Por isso, o transporte da soja costuma ser feito por modal rodoviário, já que ela parte normalmente de pontos centrais do Brasil, e segue para cidades com portos e aeroportos.
Mas, isso não exclui a possibilidade de ser transportada internamente por meio de ferrovias, já que alguns portos brasileiros trabalham com uma linha direta entre trens e navios.
Assim que a soja é transportada do seu local de armazenamento até o porto de embarque, ela precisa ser embarcada ao navio, ou avião.
Veja o que acontece com a mercadoria em seguida.
O destino da exportação de Soja
Assim que a soja chega no ponto de embarque, é necessário armazená-la temporariamente.
Por isso, muitos portos têm silos em sua estrutura para armazenar a soja, isso garante a agilidade de embarque e a preservação dos grãos.
Quando realizado por meio aéreo, o transporte da soja até o destino acontece em espécies de silos, transportados em poucas horas pelo avião.
Em seguida, no momento do embarque da soja no navio, a carga passa por uma série de procedimentos burocráticos, os quais estamos sempre falando por aqui.
Por fim, após a liberação para embarque e partida, os navios ou aviões transportam a soja até os portos e aeroportos de destino ao redor do mundo.
Conclusão…
Depois de toda essa cadeia logística, nossa soja chega em locais como China, União Europeia, Irã, Estados Unidos, entre outros…
No geral, a exportação de soja desempenha um papel crucial na balança comercial brasileira, contribuindo para o crescimento econômico do país.
Por isso, é muito importante entender como funciona todo o processo de produção e logística de um produto tão importante.
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