Quando falamos em modal dutoviário no contexto do transporte de cargas no Brasil, ele ainda recebe pouca atenção em comparação aos modais rodoviário e ferroviário, que costumam ganhar mais destaque.
No entanto, trata-se de uma alternativa eficiente, segura e com grande potencial de crescimento.
Apesar de ainda pouco explorado no Brasil, esse sistema de transporte por dutos é muito utilizado em outras países e apresenta vantagens significativas.
Portanto, neste artigo, vamos entender como funciona o modal dutoviário e quais as suas principais características e vantagens no cenário brasileiro.
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O que é?
Basicamente, o modal dutoviário é um sistema que utiliza tubulações fechada, chamadas de dutos para transportar cargas consideradas pesadas.
Ou seja, normalmente esse tipo de carga é quando é preciso de um modelo mais seguro e eficiente para transportar cargas líquidas, sólidas e até mesmo gasosa.
Por exemplo, bombas impulsionam o gás de cozinha, o diesel, a gasolina e outros derivados do petróleo.
Podemos citar como exemplo países como Austrália, Rússia, Estados Unidos e até mesmo o continente europeu que integraram as regiões com a maior malha dutoviária do mundo.
Afinal, são países com alto investimento em dutos por serem os maiores produtores e consumidores de petróleo e gás.
Dito isso, no próximo tópico, você vai entender um pouco mais sobre como funciona na prática esse modelo importante de transporte de produto e matéria-prima.
Como funciona?
Nesse tipo de modal, as cargas são transportadas por grandes tubulações, que podem ser subterrâneas, marítimas ou até mesmo aparentes.
Dessa forma, em dutos interligados a pontos de extração, como as refinarias, leva os produtos até os centros de distribuição ou áreas industriais.
Então, a movimentação do material acontece de forma contínua, controlada e muitas vezes automatizada, reduzindo o custo com a mão de obra e transporte por outras modais.
Importante mencionar neste tipo de modal, existem etapas básicas do transporte nos dutos até o destino final.
Confira como funciona o transporte no sistema dutoviário:
- O produto é coletado diretamente da fonte de produção;
- Em seguida, motores ou compressores impulsionam o material pelos dutos;
- O produto percorre os dutos seguindo o trajeto determinado até o destino;
- É importante mencionar que sensores monitoram tudo isso, identificando vazamentos, pressão, temperatura e até mesmo o fluxo.
- Por fim, terminais, centros de distribuição, indústrias ou unidades de armazenamento recebem o material.
Esse modelo de modal dutoviário é considerado um dos mais seguros porque a tecnologia dos monitores garante o acompanhamento constante do percurso.
Além disso, considerando o tempo e a fluidez do produto até o destino, ele possui baixo custo operacional a longo prazo.
Por isso, apesar do investimento inicial ser alto, o modal dutoviário é uma alternativa de transporte eficiente e sustentável.
Modal dutoviário no Brasil
Mesmo sendo um modal bastante vantajoso, o Brasil ainda utiliza pouco o modal dutoviário para o transporte de cargas.
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o modal dutoviário representa apenas 4% de todo a matriz de transporte no país.
Um dos exemplos mais conhecidos é o sistema de dutos construído em 1942, na Bahia, ligando a Refinaria Experimental de Aratú ao Porto de Santa Luzia.
Atualmente, o Brasil opera mais de 30 mil quilômetros de oleodutos espalhados por todo o país para transportar derivados de petróleo.
Até então, mais 80% de toda a extensão de dutos que existem no Brasil para transportar e transferir produtos são operados pelo Transpetro — uma subsidiaria da Petrobras.
Isso se dá por conta dos altos investimentos durante a década de 1950 nas rodovias brasileiras, que hoje, representam cerca de 60% de todo o meio de transporte.
Outro desafio para a expansão do modal dutoviário são as exigências ambientais, já que sua implantação depende de projetos complexos e rigorosamente planejados.
Por causa de todos esses fatores, o Brasil ainda não adota esse modelo com a mesma intensidade que utiliza os modais rodoviário e ferroviário.
Para reverter esse quadro, é essencial ampliar os investimentos e o planejamento estratégico voltado ao setor.
Concluindo…
Como falamos ao longo do artigo, o modal dutoviário é uma forma interessante e estratégica de transportar 24 horas produtos ou matérias prima.
Apesar do alto investimento na infraestrutura, é uma forma de driblar as dificuldades e otimizar tempo durante o transporte de cargas.
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