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Modal ferroviário: vantagens e desvantagens

Antes de começarmos, queremos agradecer por você acompanhar o nosso blog. Hoje no nosso artigo, vamos tratar sobre o modal ferroviário.

Afinal, existe mesmo transporte por trens no Brasil? Como isso funciona? É interessante para minha empresa? Essas e outras perguntas nós vamos te responder no decorrer deste artigo.

Então, se você sempre teve curiosidade de saber sobre o modal ferroviário, aproveite esse nosso conteúdo.

Nesse artigo você vai encontrar;

  • O que é o modal ferroviário;
  • Tipos de vagões;
  • Principais linhas férreas do Brasil;
  • Vantagens e desvantagens do modal ferroviário.

Pronto para conhecer mais sobre o modal ferroviário? Então vamos lá.

O que é o modal ferroviário

Como o próprio nome já diz, o modal ferroviário é aquele realizado pelas linhas férreas, com o uso de trens de carga, através de seus vagões.

Esse transporte pode ser utilizado tanto para transporte de pessoas quanto para transporte de cargas e mercadorias.

Dessa forma, a logística do modal ferroviário é realizada pelas linhas férreas que existem no Brasil. Sim, existem linhas férreas no Brasil caro leitor.

No Brasil, esse tipo de transporte começou em 1854, por dom Pedro II que ordenou a construção de linhas férreas que ligavam o Porto Mauá à Raiz da Serra, no Rio de Janeiro.

Naquela época, o modal ferroviário foi desenvolvido para poder levar mais mercadorias às cidades que ficavam no interior do estado.

De fato, foi uma das principais formas de transporte no país por alguns anos.

De lá para cá a malha ferroviária aumentou de 14,5 km para 29.165km, chegando ao total de 13 linhas férreas espalhadas pelo país.

Atualmente, o modal ferroviário corresponde a um pouco mais de 20% dos modais usados no Brasil.

Você pode se interessar por: A logística no Brasil.

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Tipos de vagões do modal ferroviário;

De acordo com o que acabamos de falar, o transporte das cargas no modal ferroviário é feito através dos vagões dos trens.

Para isso, temos alguns tipos diferentes de vagões que são usados:

  1. Hopper fechado;
  2. Plataforma ou prancha;
  3. Gôndola;
  4. Tanque;
  5. Ferroviário.

1. Hopper Fechado

O vagão hopper fechado tem uma estrutura bem específica, que lembra um funil. Esse tipo de vagão suporta até 100 toneladas e é o principal quando o assunto é transporte de grãos, em função do seu sistema de descarga.

2. Plataforma ou prancha

Esse tipo de vagão é bastante flexível e carrega cargas mais variadas, em especial as mais pesadas, como aço e contêineres. A capacidade de carga desse tipo de vagão é de 95 toneladas.

3. Gôndola

O vagão gôndola é usado bastante para transportar minério de ferro, porque não necessita de proteção especial. São vagões capazes de carregar até 98.5 toneladas.

4. Tanque

Os vagões tanque são aqueles destinados ao transporte de cargas líquidas, como combustíveis e produtos químicos, levando até 70 toneladas.

5. Ferroviário

Por fim, ainda temos o carro ferroviário, que são os vagões destinados para transporte de pessoas, como trens turísticos e os que são utilizados para o transporte público.

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Principais linhas férreas do Brasil no modal ferroviário

Atualmente, dentre as linhas férreas que existem no Brasil, podemos destacar algumas como principais:

  • Ferrovia do Pantanal;
  • Nova Transnordestina;
  • Estrada de Ferro de Carajás;
  • Vitória à Minas;
  • MRS;
  • FIOL.

Vamos às curiosidades de cada uma dessas que citamos.

Ferrovia do Pantanal

A Ferrovia do Pantanal ainda está em construção, mas será uma importante ferrovia para a malha ferroviária para o país.

Os principais produtos que serão transportados nessa ferrovia são os de origem agrícola, de Panorama, em São Paulo, à Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.

Nova Transnordestina

Assim como a Ferrovia do Pantanal, a Nova Transnordestina ainda está em construção.

Essa linha férrea tende a ser a maior obra linear do país, com quase 2 mil km de extensão.

Com isso, a linha férrea transnordestina ligará os estados de Piauí, Ceará e Pernambuco.

Estrada de Ferro de Carajás

Atualmente, essa é a maior ferrovia que transporta pessoas no nosso país, que liga o Maranhão ao Pará.

Por dia, a estimativa é de que 1500 passageiros utilizem essa linha férrea.

Contudo, além do transporte de passageiros, a Estado de Ferros de Carajás também realiza o modal ferroviário de cargas, em especial minérios.

Vitória à Minas

A estrada de Vitória à Minas é importante no modal ferroviário de minério, pois faz a rota desse transporte entre Minas e o Espírito Santo.

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MRS

A MRS liga uma importante rota do comércio brasileiro, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Então, nessa região, há uma forte atividade do modal ferroviário, com foco no escoamento de produtos agrícolas, cimento e minérios.

FIOL

Também em construção, a FIOL fará a rota de transporte Mato Grosso-Bahia, com quase 2 mil km de extensão, onde são transportados principalmente o minério de ferro.

Vantagens e desvantagens do modal ferroviário

Certamente, assim como os outros tipos de modais, o modal ferroviário também possui vantagens e desvantagens.

Então, para ficar mais fácil para você, separamos uma lista para que a sua decisão por esse modal fique mais fácil.

Vantagens do modal ferroviário

Nesse sentido, podemos citar as seguintes vantagens:

  1. Custo baixo;
  2. Baixo índice de roubos;
  3. Baixo risco de acidentes;
  4. Menos poluente;
  5. Transporte de grandes cargas;
  6. Percorre longas distâncias.
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1. Custo baixo

Certamente, o custo baixo é um dos principais atrativos do modal ferroviário.

Se compararmos com o rodoviário, por exemplo, o custo de combustível é muito menor, além de que há pouco desgaste do veículo.

2. Baixo índice de roubos

Em segundo lugar, também temos como vantagem o baixo índice de roubos, muito menor em comparação com o rodoviário.

O modal ferroviário não é tão exposto aos grandes centros quanto os demais, por isso é mais seguro.

3. Baixo risco de acidentes

Em virtude de não utilizar as estradas comuns e não possuir o desafio do tráfego diário, os incidentes são raros no modal ferroviário.

4. Menos poluente

Assim como os outros índices, o modal ferroviário também polui menos em comparação com o rodoviário, que atualmente é o modal mais utilizado no Brasil.

Então, se a sua empresa busca um transporte mais sustentável, essa pode ser uma boa opção.

5. Transporte de grandes cargas

Além de possuir as vantagens anteriores, o modal ferroviário também permite o transporte de grandes cargas.

Como você viu, os vagões são resistentes e com grandes capacidades de transporte.

6. Percorre longa distâncias

Por fim, como uma vantagem, não podemos deixar de destacar a possibilidade que os trens de percorrer longas distâncias em menos tempo.

Contudo, nem só de vantagens é feito esse modal. Agora vamos conferir as desvantagens desse tipo de transporte.

Desvantagens do modal ferroviário

  1. Limitação da linha férrea;
  2. Linhas férreas em condições ruins;
  3. Segurança limitada das cargas.

1. Limitação da linha férrea

Como você viu, não temos tantas linhas férreas no Brasil quanto há demanda pelo volume de transporte.

Portanto, dependendo os locais da sua logística, pode não haver a opção pelo modal ferroviário.

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2. Linhas férreas em condições ruins

Assim como as estradas tradicionais também não são boas, as linhas férreas seguem a mesma situação.

Na verdade, podemos dizer que é até pior, porque a manutenção é muito menor do que nas rodovias normais do modal rodoviário.

3. Segurança limitada das cargas

Por fim, os trens não possuem uma infraestrutura muito boa quando se trata de segurança das cargas.

Dessa forma, por vezes, são necessárias embalagens especiais para garantir um transporte seguro do produto.

Portanto, se você está analisando essa possibilidade de modal ferroviário, analise bem as vantagens e desvantagens que citamos para você.

Concluindo

Com certeza esse artigo te ajudou a saber mais sobre o modal ferroviário, que é muito pouco utilizado no nosso país.

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