Entenda como funciona o drawback com a Prompt Brazil

Quais são os tipos de Drawback no Brasil?

Em um cenário econômico tão competitivo, o incentivo à exportação é essencial. Foi para isso que surgiu o chamado Drawback.

Esse é um dos mecanismos mais importantes oferecidos pelo Governo Brasileiro para incentivar a logística internacional.

Por isso, hoje vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre os tipos de Drawback que existem no Brasil e como eles podem beneficiar a sua empresa.

Aproveite e acompanhe também nossos conteúdos mais recentes aqui no Blog.

Pronto para começar a leitura? Vamos lá!

O que é Drawback?

Instituído em 1966 pelo Art. 78 do Decreto Lei n° 37, o Drawback é um mecanismo que permite que as empresas brasileiras sejam mais competitivas globalmente.

Em suma, o Drawback é um regime aduaneiro que visa incentivar a exportação, permitindo que empresas obtenham isenção ou restituição de impostos sobre insumos usados na produção de bens destinados à exportação.

Então, o Drawback evita a tributação sobre itens exportados, reduzindo custos e, como falamos anteriormente, melhorando a competitividade do mercado brasileiro globalmente.

Por isso, atualmente esse incentivo é uma peça essencial do comércio exterior.

Tipos de Drawback no Brasil 

O regime de Drawback no Brasil pode ser dividido em três categorias principais, cada uma com características e benefícios específicos. 

Então, vamos explorar cada tipo em detalhes!

Isenção 

Entenda como funciona o drawback com a Prompt Brazil

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o regime de isenção.

Esse é um benefício fiscal que permite a isenção de impostos federais, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Nesse regime, a empresa pode solicitar isenção de IPI na importação de insumos e matérias-primas.

Mas, a isenção só é concedida desde que os produtos resultantes desses insumos sejam, no final, exportados.

Vamos pensar em uma empresa de roupas, por exemplo. Ela pode solicitar a isenção de IPI sobre tecidos e acessórios, desde que as roupas fabricadas sejam exportadas.

Suspensão

Em seguida, vamos falar sobre o modelo de suspensão.

O Drawback Suspensão concede, claramente, a suspensão de impostos de importação como o II e do IPI sobre insumos e matérias-primas utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação.

Nesse regime, a empresa não paga os impostos de importação na entrada dos insumos, mas caso a exportação não ocorra dentro de um prazo estabelecido, a empresa deve pagar os impostos.

Vamos repetir o exemplo anterior, uma empresa de roupas importa seus tecidos e acessórios sem pagar o II e o IPI, os produtos são fabricados, caso exportados a tempo, a empresa segue sem precisar pagar esses impostos.

Mas, se a empresa acabar não exportando os produtos, precisa pagar o valor dos impostos.

Restituição 

Por fim, o modelo de restituição, que permite que os impostos pagos sobre insumos utilizados na produção de bens destinados à exportação sejam restituídos.

Portanto, nesse regime, a empresa paga os impostos na importação de insumos, e posteriormente, após exportar os produtos, solicita a restituição desses valores.

Essa restituição normalmente engloba o II e o IPI.

Mais uma vez utilizando o exemplo da empresa de roupas, nesse caso eles pagam todos os impostos na compra das matérias-primas, mas após exportarem as roupas é possível solicitar a restituição desses impostos.

Como solicitar o Drawback?

Para implementar o Drawback na sua empresa, é necessário seguir uma série de passos muito importantes.

Em primeiro lugar, você deve registrar sua empresa no Sistema Drawback, gerido pela Receita Federal.

Em seguida, a empresa precisa solicitar o benefício através de um processo formal que inclui a apresentação de documentos e informações sobre as operações de exportação.

Isso pode incluir a comprovação de que os insumos serão utilizados na produção de bens destinados à exportação.

Após isso, é necessário manter registros detalhados das operações de importação e exportação para garantir que os requisitos do Drawback sejam cumpridos. 

A partir disso, sua empresa estará pronta para receber os benefícios do Drawback, mas é sempre importante lembrar também existem desafios nesse processo.

Um deles, e um dos maiores, é o excesso de burocracia, por isso, quando você optar pelo Drawback precisa ter certeza de que vai seguir todos os passos e monitorá-los perfeitamente.

Concluindo…

Portanto, se você está entrando para o mercado internacional, é essencial que conheça o Drawback.

Isso porque, os tipos oferecidos no Brasil oferecem diversas oportunidades para empresas que buscam reduzir custos, melhorar sua competitividade e expandir suas operações no mercado global. 

Cada tipo de Drawback possui características únicas que atendem a diferentes necessidades e contextos empresariais.

Além disso, se você quer exportar, é essencial ter um bom parceiro logístico para iniciar sua caminhada no mercado exterior.

Nós já estamos há 18 anos no mercado logístico, movendo o futuro com nossos clientes!

Faça parte do mundo dos negócios, conte com a Prompt! Contate um de nossos especialistas e faça sua cotação agora mesmo.

Prompt Brazil Logistics

Leia também:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133

plugins premium WordPress