O transporte marítimo é um dos pilares no comércio exterior, permitindo a movimentação de diferentes mercadorias em vários tipos de contêiner.
Para empresas que trabalham com logística internacional, escolher um tipo de contêiner significa soluções de logística e transporte ideal para cada tipo de carga.
Por isso, conhecer os diferentes tipos garante o uso adequado do contêiner e otimiza os custos de transporte marítimo.
Neste artigo, você verá quais são os modelos de contêiner marítimo e suas principais características para o uso prática delas.
Entenda mais sobre logística: quais são os tipos de navios mais comuns
Contêiner e logística internacional
Somente em 2023, o leasing de contêiner para a logística internacional movimentou mais de U$ 6 bilhões, conforme dados do CAGR (Compound Annual Growth Rate).
Além disso, mais de 2 bilhões de toneladas foram transportadas via contêiner marítimo no mesmo ano.
Segundo a mesma previsão, até 2028 terá um crescimento de 12% de uso de contêiner para movimentar produtos e commodities por transporte marítimo.
Dito isso, analisando esse dados e projeções, é possível compreender que a utilização de contêiner é fundamental na logística e transporte de mercadorias por diversos fatores.
Essas são as principais vantagens de adotar contêiner marítimo:
- Otimização e organização de espaço para transporte;
- Redução de custos logísticos por carga;
- Padronização e eficiência de embarque e desembarque;
- Versatilidade por ter diversos tipos de contêiner para diferentes propósitos.
Esse último tópico é sobre o que queremos falar mais especificamente ao longo deste artigo.
Então, vamos entender quais são os tipos de contêiner marítimo e quais são os seus objetivos na logística internacional.
Graneleiro dry
Primeiramente, este tipo de contêiner é mais específico para cargas secas a granel por ter aberturas na parte superior e escotilhas embaixo para ajudar no descarregamento do produto.
Por conta da estrutura, a adaptação facilita o transporte de materiais a granel, sem a necessidade de fazer uma embalagem.
O graneleiro normalmente transporta grãos como a soja e outros produtos agrícolas.
Dry Box
Esse modelo é o mais comum entre os diversos tipos de contêiner que veremos ao longo do texto.
Ele permite transportar variedades de produtos, sem a necessidade de controle de temperatura ou ventilação especial.
Ou seja, ele tem uma estrutura totalmente fechada e vedada para transportar eletrônicos, roupas e até mesmo móveis maiores.
Inclusive, o menor modelo desse contêiner pode suportar cargas de até 28 toneladas, enquanto o maior consegue sustentar 30 toneladas.
High cube
Semelhante com o tipo anterior de contêiner, ele é apenas 30 cm mais alto, além de ter mais espaço na vertical.
Por isso, é perfeito para cargas mais volumosas que necessitam de mais altura, como máquinas e equipamentos industriais de grande porte.
Além disso, o high cube também pode acomodar mais produtos secos como roupas, eletrônicos e outros produtos semelhantes.
Flat rack
Partindo para tipos com propósitos mais específicos, o Flat Rack é a melhor escolha para transportar cargas com grandes dimensões e outros equipamentos para a construção civil.
Esse contêiner consiste em uma plataforma sem paredes laterais ou teto, facilitando a locomoção de cargas pesadas de até 45 toneladas, dependendo do modelo.
Além disso, ele é bom para cargas irregulares dimensionalmente, como tubos em grande escala e maquinário.
Para empresas que precisam locomover grande volume de líquidos, o flat também suporta produtos como tanques de petróleo líquido para garantir segurança no transporte e resistente a vazamentos.
Open top
Esse modelo é quando o contêiner tem o topo aberto e removível para a carga ser removida, carregada ou descarregada pela parte de cima.
Normalmente, o open top tem a mesma capacidade do dry box, no entanto, esse transporte oferece mais flexibilidade.
Por isso, ele é recomendado para transportar veículos ou máquinas altas e cobertas com uma lona para proteger da ação do tempo.
Open side
Como o próprio nome sugere, o contêiner open side, em português, é “aberto nas laterais”.
Dessa forma, o contêiner open side é uma opção versátil para empresas transportarem produtos mais largos.
Portanto, serve para cargas mais volumosas, oferecendo travas de segurança para segurar a carga com precisão.
Ventilated
Em produtos que precisam ter mais umidade na armazenação, o contêiner indicado é o ventilado.
Assim, esse modelo tem entradas e saídas de ar estratégicas para manter a qualidade do produto.
Por exemplo, café, cacau e outras sementes que necessitam de controle de umidade. Normalmente, esse modelo de contêiner também pode ser utilizado em transporte ferroviário.
Como escolher o melhor contêiner?
Tudo isso vai depender de qual produto você vai importar ou exportar por meio de transporte marítimo.
Por isso, sempre faça as seguintes avaliações antes de escolher qual contêiner é a melhor opção para o transporte do seu produto:
- Avalie o custo benefício dos diferentes tipos de contêiner;
- Saiba qual é o melhor modelo de contêiner para transporte marítimo;
- Certifique-se que o contêiner está com as normas de segurança em dia.
Dito isso, um contêiner inadequado pode trazer prejuízos por custos adicionais por conta da falta de otimização de espaço.
Por fim, a natureza da mercadoria vai mudar para cada tipo de contêiner por conta das necessidades especiais de armazenamento e transporte do mesmo.
Concluindo…
Contêiner marítimo são consideradas as melhores formas de você armazenar com segurança e transportar mercadorias com custos reduzidos.
Mas para isso, é preciso entender qual o melhor contêiner para você transportar com padronização e principalmente, proteção independente na necessidade específica.
Portanto, para entender mais sobre logística e qual modelo é mais adequado, conte conosco para ter uma assessoria completa em logística.
A Prompt está no mercado da logística e comércio exterior por 19 anos com um time de especialistas na área para te ajudar durante todo o processo!
Prompt Brazil Logistics