Entenda como as sanções internacionais afetam o mundo com a Prompt

Como as sanções internacionais afetam o COMEX?

Em um cenário geopolítico super globalizado, as relações entre países são comuns e muito importantes. Mas, em alguns casos, os países podem recorrer a ferramentas para pressionar outros, é o caso das sanções internacionais.

Porém, as sanções não geram apenas tensões políticas, como também problemáticas no comércio exterior.

Atualmente, as sanções voltaram a estar em pauta por causa da Rússia.

Por isso, vamos te explicar tudo sobre esse assunto. Hoje você vai entender o que são sanções internacionais e como elas afetam o COMEX.

Leia também: A eficiência logística e a indústria de consumo.

O que são sanções internacionais?

Primeiramente, é preciso entender o que são essas sanções.

As sanções internacionais são medidas impostas por um país, um grupo de países ou uma organização internacional, apoiados pela Organização das Nações Unidas, como forma de punir países que ameaçam a segurança mundial.

Ou seja, essas sanções são aplicadas como “castigos”, uma forma de desaprovar as atitudes de certo país, e costumam vir acompanhadas por exigências.

Segundo os internacionalistas, essa postura pressiona os países, os incentivando a mudar posturas e posicionamentos que possam ser prejudiciais ao mundo todo.

Assim, o país sancionador enfraquece o país sancionado até que as exigências sejam aceitas e cumpridas.

É importante saber, também, que não existe só um tipo de sanção, vamos te explicar um pouco melhor sobre as 5 principais, que são:

  • Diplomáticas;
  • Militares;
  • Econômicas;
  • Desportivas;
  • Comerciais. 

Confira quais são as diferenças e especificidades de cada uma delas.

Diplomáticas

Em primeiro lugar, as sanções diplomáticas. Esse tipo de sanção se baseia em cortar laços e prioridades diplomáticas com o país sancionado.

Isso significa que o país sancionado sofrerá a redução ou redução completa dos laços diplomáticos, como reuniões, visitas governamentais ou responsabilidades de embaixadas.

Militares

Em seguida, as sanções militares, essa é a forma mais agressiva de sancionar o país, mas ela pode ser gradual.

Normalmente, o início dessa sanção gira em torno de impedir e bloquear o fornecimento de armas ao país sancionado, mas pode, sim, chegar à intervenção e ataques militares.

Econômicas

Esse é o tipo de sanção mais visto atualmente, a sanção econômica.

Nesse modelo, as ações são baseadas nas relações comerciais com o país sancionado, e podem ocorrer no formato de embargo econômico.

O embargo econômico consiste em restringir o comércio e comercialização de setores e produtos específicos da atividade econômica do país sancionado.

Desportivas 

As sanções desportivas acontecem por meio do esporte, nesse caso, o país sancionado é proibido de participar de eventos esportivos internacionais.

O objetivo dessa medida é ferir a moral da população do país, apelando ao lado emocional.

Comerciais

As sanções comerciais se enquadram em uma forma de sanção econômica, mas ao contrário dos embargos, que explicamos anteriormente, as sanções comerciais dificultam o ato de comercialização.

Ou seja, são aplicadas tarifas altas, limitação em volume de produtos ou imposição de alguns obstáculos para importar.

Como as sanções afetam o COMEX?

Entenda como as sanções internacionais afetam o mundo com a Prompt

Com o gancho das sanções comerciais, podemos falar sobre como essas ações afetam o comércio exterior.

Bom, como você viu anteriormente, os tipos de sanções que mais afetam a área do COMEX são as econômicas e comerciais, mas como elas de fato interferem? Vamos falar sobre isso agora!

Problemas na Cadeia de Suprimentos 

O primeiro setor que costuma sofrer é a cadeia de suprimentos. Isso acontece porque produtos primários passam a não chegar mais ao país, afetando toda a cadeia produtiva de outros produtos.

Mas, além disso, essa problemática na cadeia de suprimentos também gera o aumento de preços no transporte, porque passa a ser mais caro e difícil transportar qualquer produto para o país sancionado.

E, já que ele está sancionado, nenhuma empresa ou país quer, ou pode, se comprometer a ajudá-lo.

Tarifas

Outra problemática que surge com as sanções é o aumento de tarifas já existentes, bem como a imposição de barreiras tarifárias adicionais para que produtos entrem ou saiam do país.

Além disso, novos documentos serão exigidos e a burocracia é intensificada, dificultando o processo de importação ou exportação no país sancionado.

Riscos de Segurança e Instabilidade do Mercado

Os pontos anteriores nos trazem ao ponto final, e que impacta diretamente o COMEX.

Com todos os problemas que citamos, o mercado mundial entra em um ambiente de incerteza e vulnerabilidade quanto ao país sancionado.

Um bom exemplo foi quando Putin ameaçou cortar o fornecimento de gás natural de toda a Europa após as sanções aplicadas à Rússia.

Com isso, o mercado acaba se tornando cada vez mais instável e imprevisível, afetando o mundo por meio das famosas inflações.

Além disso, não podemos descartar o risco de segurança que envolve as sanções, pois além de ser difícil alcançar o país sancionado, também é comprometedor para a segurança e reputação de outros países e organizações.

Conclusão…

As sanções internacionais realmente são um desafio para o Comércio Exterior, mas com uma boa dose de estratégia é possível mitigar riscos relacionados a isso.

Ou seja, sim, ainda é possível crescer em meio a tensões políticas, e se sua empresa busca crescimento, você chegou ao lugar certo.

Investir em uma parceria de sucesso é sua grande chance para conquistar o mundo, vamos mover o futuro juntos!

Leia também:

Prompt Brazil

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133

plugins premium WordPress