Que a maior parte da logística internacional acontece através do modal marítimo, você já deve saber. Mas, sobre esse assunto, você sabe quais são os maiores portos do Brasil?
Só em 2023 os portos do Brasil foram responsáveis pelo transporte de mais de 1.3 bilhão de toneladas em cargas, que corresponde a quase 90% das exportações realizadas.
Esse número não é à toa, já que o país possui mais de 8 mil quilômetros de costa navegável.
Ou seja, todos os dias a logística brasileira se movimenta através dos portos, em um grande volume, em diferentes estados e cidades.
Então, no texto de hoje vamos mostrar para você quais são os principais portos do Brasil e a importância de cada um dentro do cenário logístico.
Leia também: Como as sanções afetam o Comex?
Sistema Portuário Brasileiro
Ao todo, no Brasil, existem 37 portos em operação, entre portos marítimos e fluviais.
Os portos marítimos são aqueles localizados na beira de um mar ou oceano, já os portos fluviais são aqueles localizados na beira de um rio.
Por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul temos o porto fluvial de Itaqui e de Porto Alegre e o porto marítimo de Rio Grande.
Ainda, existem também os portos lacustres, que ficam dentro de lagos, como o porto lacustre em Guaíra no Paraná.
Os 10 principais portos do Brasil
Apesar de existirem no total 57 portos no Brasil, podemos destacar 10 deles como os mais importantes, conforme a lista que vamos colocar abaixo.
Acompanhe até o final para conhecer tudo sobre cada um deles.
1 – Porto de Santos
Em primeiro lugar, não poderia ser outro senão o Porto de Santos, o maior do país.
Localizado na cidade de Santos, em São Paulo, o Porto de Santos é considerado o mais complexo portuário do Brasil e da América Latina, e o 40º maior porto do mundo, de acordo com a revista britânica Lloyd`s List.
Portanto, é o mais importante dentro da logística brasileira.
Veja só em números o porquê dessa importância.
- Possui 45 terminais prontos para receber navios, entre terminais públicos e privados;
- É ponto de partida de exportação para 154 países;
- Em 2023 movimentou 136 milhões de toneladas;
- Tem quase 8 milhões de metros quadrados;
- É responsável por no mínimo 25% do comércio internacional brasileiro;
- Está em funcionamento desde 1982.
2 – Porto de Paranaguá
Em segundo lugar, temos o Porto de Paranaguá, no Paraná.
Somente esse porto em 2023 ele movimentou quase 59 milhões de toneladas, ocupando o segundo lugar de maior porto brasileiro.
A principal carga do Porto de Paranaguá é a de grãos.
Por esse motivo e para auxiliar o transporte dos grãos aos navios graneleiros, o porto possui três berços especiais para esse tipo de carregamento.
Além disso, também conta com 6 shiploaders, que são máquinas usadas no carregamento, sendo que essas carregam até 1.500 toneladas por hora e vão direto diretamente para as esteiras conectadas.
3 – Porto de Itaguaí
Em terceiro lugar, no Rio de Janeiro, temos o Porto de Itaguaí.
Em 2023, o volume de cargas transportadas desse porto foi de 55,8 milhões de toneladas.
Localizado em Itaguaí, o porto é administrado pela Companhia Docas, que é uma empresa mista, ou seja, pública em parceria com empresas privadas, e é considerado um dos mais modernos.
O foco principal desse porto é a exportação de mineração e carvão, sendo o principal porto no segmento de minérios no Mercosul.
4 – Porto de Itaqui
Em quarto lugar dos maiores portos do Brasil está o Porto de Itaqui, no Maranhão.
A movimentação deste porto no ano passado foi de 36,3 milhões de toneladas.
Ao contrário do porto que falamos antes, o Porto de Itaqui é adequado em especial para transportar cargas líquidas, a granel e sólidas, como gasolina, grãos e outros produtos.
5 – Porto de Rio Grande
Em quinto lugar, temos um porto gaúcho, que é o Porto de Rio Grande, administrado pela SUPRG, a Superintendência do Porto de Rio Grande.
Você pode ver, portanto, que cada porto possui sua administração específica, que muda de estado para estado.
Acerca da movimentação, em 2023 o volume foi de 25,9 milhões de toneladas, que fez o porto ficar em 5º lugar no ranking.
Contudo, mesmo ocupando essa posição em virtude da movimentação, se falarmos em infraestrutura, esse porto é o terceiro maior do país.
Nesse porto o principal foco das exportações são os grãos da região, como milho, trigo, arroz, soja e também produtos químicos.
Ele está em funcionamento desde 1935.
6 – Porto de Suape
Em sexto lugar está o Porto de Suape, o porto mais importante do norte e nordeste.
No ano passado a sua movimentação foi de quase 24 milhões de toneladas.
Atualmente, o porto é administrado pela SUAPE, em virtude de um convênio autorizado pelo Governo Federal em 1992.
A conexão do Porto de Suape com o restante do mundo é enorme, pois se conecta a mais de 250 portos.
7 – Porto de São Francisco do Sul
Em sétimo lugar e com uma movimentação de quase 24 milhões de toneladas, temos o porto catarinense de São Francisco do Sul.
Esse é um importante porto para o estado de Santa Catarina, pois é responsável por 50% dos movimentos portuários do estado.
Ele possui um cais acostável de 780 metros e por isso fica em segundo lugar como o maior porto do Brasil quando falamos em carga não conteinerizada.
8 – Porto de Vila do Conde
Em oitavo lugar, temos o Porto de Vila do Conde.
Esse porto fica localizado no Pará e teve em 2023 uma movimentação aproximada de cargas de 16,8 milhões de toneladas.
Ele é administrado pela Companhia Docas do Pará e movimenta muitas cargas relacionadas a produtos agrícolas, líquidos, grãos e também cargas vivas
O Porto de Vila do Conde também é famoso por sua ótima localização geográfica, pois possui fácil acesso marítimo, fluvial e rodoviário.
9 – Porto de Santarém
Em penúltimo lugar no ranking dos portos do Brasil, está o Porto de Santarém, que movimentou aproximadamente 15,9 milhões de toneladas no ano passado.
Ele fica no Pará e tem quase 500 mil metros quadrados de área, sendo um grande diferencial o transporte de cargas gerais junto com passageiros.
10 – Porto do Rio de Janeiro
Por fim, em décimo lugar temos o Porto do Rio de Janeiro, com um movimento em 2023 de aproximadamente 11,1 milhões de toneladas.
Também administrado por uma Companhia Docas, nesse caso a do Rio de Janeiro, o porto fica na costa da Baía de Guanabara.
Na prática, se transportam diferentes cargas no porto, como granéis, sólidos, líquidos, ferro, entre outros.
E aí, você conhecia todos esses portos ou sabia da grande movimentação deles?
A gente sempre gosta de trazer assuntos diferentes por aqui, então siga nos acompanhando para ficar cada vez mais por dentro do mundo da logística.
Aqui você vai aprender com uma das principais empresas de logística do Brasil.
Prompt Brazil Logistics