Entenda como funciona a geolocalização com a Prompt Brazil

Geolocalização: como isso influencia a logística internacional? 

Em um mundo tão acelerado e globalizado, a logística internacional se faz essencial para o sucesso das empresas, com isso, surge um conceito muito importante: a geolocalização.

Em suma, a geolocalização surge como uma ferramenta não logística, mas é aplicada na logística com muita perfeição, e se faz muito útil.

Então, no texto de hoje vamos explorar o conceito de geolocalização e explicar qual a sua importância para a logística.

Aproveite e leia também nossos últimos conteúdos aqui no blog!

Pronto para começar? Vamos lá!

O que é a geolocalização?

Entenda como funciona a geolocalização com a Prompt Brazil

Em primeiro lugar, é preciso entender o que significa esse conceito.

Bom, a geolocalização é a capacidade de determinar a localização geográfica exata de um objeto, pessoa ou veículo.

Essa localização é definida por meio de tecnologias como o Global Positioning System, o GPS, ou a Radio-Frequency Identification, a RFID.

Além disso, sistemas de satélite também podem ser utilizados para essa geolocalização.

Essas tecnologias permitem que qualquer coisa seja rastreável, ou seja, permite que as empresas logísticas possam localizar e monitorar tudo que estiver se movimentando.

Então, a geolocalização se torna uma ferramenta essencial para a logística, por prover dados e informações precisas sobre a localização de itens que estão em processo logístico.

Como a geolocalização é aplicada?

Além de servir como forma clara de monitoramento de itens, a geolocalização também pode ser utilizada para diversos outros fins, todos muito importantes para a logística.

Confira algumas das principais utilizações dessa ferramenta.

Rastreamento de Cargas

Em primeiro lugar, a utilização mais comum, o rastreamento de cargas.

Os sistemas de GPS também funcionam em contêineres e veículos de transporte.

Assim, as empresas podem monitorar o progresso das remessas em tempo real, desde o momento em que deixam o ponto de origem até a entrega final.

Essa medida permite uma melhor visibilidade da cadeia de suprimentos e a possibilidade de tomar medidas para evitar atrasos ou problemas.

Otimização de Rotas

Além disso, a geolocalização também é fundamental para otimizar rotas de transporte em operações logísticas.

Com base em dados de tráfego em tempo real e informações sobre condições climáticas, empresas podem identificar as rotas mais eficientes e seguras para o transporte de mercadorias, minimizando custos e reduzindo o tempo de trânsito.

Gestão de Frota

Atualmente, muitas empresas operam frotas logísticas em diferentes países, nesses casos, a geolocalização também é importante.

Com esse sistema de rastreamento, os gerentes de frota podem monitorar a localização e o desempenho de cada veículo em tempo real, garantindo uma distribuição eficiente e uma manutenção adequada da frota. 

Além disso, a geolocalização permite a implementação de medidas de segurança, como o bloqueio remoto de veículos em caso de roubo ou emergência.

Gestão de Estoques

Por fim, mas não menos importante, a gestão de estoque.

Em um contexto de logística onde as mercadorias podem estar em trânsito por longos períodos, a geolocalização desempenha um papel importante na gestão de estoques. 

Isso porque, ao rastrear a localização exata de cada item em tempo real, as empresas podem minimizar o risco de perdas, roubo ou extravio de mercadorias.

Isso acaba garantindo uma gestão eficiente do estoque e uma resposta rápida a qualquer problema que possa surgir.

Por que a geolocalização é importante, afinal?

Se os últimos tópicos não te convenceram de que a geolocalização é uma ferramenta essencial, vamos trazer mais alguns motivos.

Imagine uma empresa muito grande, movendo uma carga com produtos super importantes da Ásia até o Brasil.

Agora imagine se essa empresa não tivesse ideia de onde está essa carga, quando vai chegar, ou se vai ser necessário repor algum produto antes que essa carga chegue.

A grande questão aqui, é que a geolocalização permite a tomada de decisões e a organização geral das empresas que dependem de logística.

Além disso, a geolocalização também otimiza rotas, consequentemente reduzindo custos, e tornando sua empresa mais competitiva no mercado.

Falando em competitividade, seu atendimento ao cliente também melhora por causa da geolocalização, e garante mais pontos para sua empresa.

Concluindo…

De fato, a geolocalização é essencial, mas, além disso, também é essencial contar com bons parceiros para entrar no mundo da logística internacional.

E bons parceiros, você acaba de encontrar aqui!

Com anos de experiência e história, nós da Prompt já impulsionamos muitas empresas no mercado internacional, a logística move o mundo, queremos que você mova o futuro!

Entre em contato com um de nossos especialistas e faça sua cotação!

Prompt Brazil Logistics

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133

plugins premium WordPress