Como importar da China: o que você precisa saber antes de iniciar

como importar da china vantagens e como funciona

Como importar da China: o que você precisa saber antes de iniciar

Está pensando em começar a importar da China? Sim? Então você PRECISA ler esse artigo até o final! 

Hoje em dia, muitas empresas têm como principal fonte dos seus estoques, produtos que vem da China. Um dos principais fatores pra isso acontecer, é pelo menor custo que eles apresentam, que faz com que as empresas tenham mais resultados na venda aqui no Brasil. 

Com a ascensão das compras online durante a pandemia e a preferência por manter essa forma de compra até o momento, o volume de importação de produtos da China aumentou ainda mais. 

Por isso, caso você esteja pensando em começar a importar da China, nós criamos esse artigo para te ajudar.

Então leia até o final para não perder nada!

No artigo de hoje vamos ver:

  • Como importar da China?
  • Quais são os principais produtos importados da China;
  • Quais cuidados ter ao importar da China;
  • Vantagens de importar da China;

Bora lá!

Como importar da China?

Em primeiro lugar, para importar da China, você precisa ter uma empresa registrada aqui no Brasil. Isso porque, é obrigatório ter um CNPJ para poder fazer essas importações

Em seguida, o próximo passo que você deve fazer é, buscar a habilitação para a sua empresa no portal da Receita Federal Brasileira, no Radar Siscomex.

Depois que você tiver concluído esses passos, você está legalmente autorizado para importar da China.

Logo após, você deve buscar um fornecedor de confiança para evitar qualquer tipo de problema na compra, no transporte e na entrega. Além disso, é importante verificar a qualidade do produto que ele oferece. 

Em seguida, o ideal é que você procure uma empresa especializada para importar esses produtos. Essa empresa fará a cotação e o levantamento dos custos dessa operação da forma correta. Essa empresa também irá te auxiliar no desembaraço aduaneiro.

Nessa etapa a empresa poderá te orientar sobre o procedimento correto para a importação do que você escolher, já que dependendo do produto algumas autorizações são necessárias.

Depois de alinhadas tais questões, e feito o checklist dos requisitos, você pode fazer a compra dos produtos a serem importados.

Se você optar por contratar uma empresa especializada em importação, ela poderá fazer todo o procedimento para você, desde a escolha do melhor frete, local de entrega, forma de importação, providenciar o desembaraço na aduana e apresentar as opções de frete.

Mas, se você preferir, poderá fazer apenas a contratação de um serviço de logística, que será responsável pelo transporte dessa mercadoria até o Brasil. 

Principais produtos importados da China 

De acordo com a Balança Comercial, que caso você não saiba o que é, pode conferir esse artigo aqui. Em 2021, mais de 31% das importações brasileiras vieram da China.

Você sabe quais foram os principais produtos? A gente te conta! 

  1. Equipamentos de telecomunicações;
  2. Válvulas e tubos termiônicas;
  3. Compostos organo-inorgânicos;
  4. Demais produtos – Indústria de Transformação;
  5. Adubos ou fertilizantes;
  6. Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários;
  7. Máquinas e aparelhos elétricos;
  8. Peças e acessórios para escritório;
  9. Aparelhos elétricos para ligação;
  10. Máquinas de energia elétrica;
  11. Produtos laminados planos de ferro ou aço;
  12. Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes;
  13. Equipamentos elétricos;
  14. Partes e acessórios de veículos automotivos;
  15. Geradores elétricos giratórios;

Portanto, se você está pensando em importar da china, pode ter uma ideia através dessa lista, de quais produtos são interessantes de importar! 

Cuidados ao importar da China 

Conforme já falamos, ao importar da China você deve priorizar dois fatores: ter fornecedores de confiança e encontrar uma empresa especializada para te auxiliar no processo logístico.

Você pode procurar por fornecedores através da internet, mas muitas vezes as próprias empresas de importação já possuem alguns para indicar. 

1. Encontrar bons fornecedores

Na internet existem sites como por exemplo, o Alibaba.com e o Ali Express. Nesses sites existem alguns fornecedores que permitem que você escolha e solicite um orçamento do produto que você deseja.

A dica é que você faça um teste. Opte por comprar apenas um produto e testar a sua qualidade antes de importar um volume maior.

Portanto, é importante destacar que essas plataformas possuem forma de envio direto com os fornecedores, porém, lembre-se que isso vale para pequenos produtos e com limite de valor declarado.

Para importações de grandes volumes ou de grandes valores o ideal é que os fornecedores sejam procurados diretamente ou através de empresas especialistas nisso.

Outro ponto relevante para você cuidar no processo de importação da China, é sobre os impostos.

Os Impostos de Importação no Brasil variam de acordo com o tipo de produto importado, que podem ir de 35% até mais de 100% do valor total dos produtos no país de origem e muitas vezes o valor do frete também é considerado no cálculo.

Além disso, é importante ter cuidado que para alguns produtos existe um limite máximo de importação. Portanto, tome cuidado!

2. Embarque de amostra

Uma opção válida também para testar os produtos de determinado vendedor ou a credibilidade de algum comprador e a prestação de serviços pelo agente de cargas, é efetuar o embarque de amostra.

O embarque de amostra, nada mais é do que você realizar a importação de uma mercadoria como teste mas sem valor comercial.

Para isso, você faz a negociação do envio da amostra de uma mercadoria, para ter um primeiro contato com as empresas envolvidas. Nesses casos, o envio das amostras pode ser feita por uma empresa que ofereça o modelo de serviço “porta a porta”, cujo valor de frete é mais favorável e o tempo de trânsito é interessante para a operação.

Aqui, vale destacar que para embarques de amostra também não há necessidade de habilitação no radar, ou seja, enquanto a habilitação é providenciada, você pode fazer o seu primeiro contato com o comércio exterior.

Caso você realize esse embarque de amostra, é importante verificar o follow up que o agente de carga te oferecerá. Ou seja, você deve ficar atento ao acompanhamento em tempo real que ele te fornece. Esse é um diferencial competitivo bem grande dentro do comércio exterior, que mostra quão eficiente é a empresa que você está testando.

Esse tipo de embarque é interessante, porque você consegue validar se o trabalho foi feito de maneira eficiente, atendendo às suas expectativas ou não.

Com esse teste, você se certifica do fornecedor, da qualidade do produto, do cumprimento dos prazos e do agente de cargas, evitando enfrentar problemas maiores no futuro.

3. Faça a cotação dos valores de importação

Como falamos antes, para verificar a viabilidade da importação, ou seja, se ela vale a pena ou não. É importante simular todos os custos que você terá com isso.

Aqui é que entra a empresa especializada na logística de importação. Ela poderá ficar responsável por fazer todas as simulações para você. 

Para saber o custo da importação da China, é importante encontrar o fator de conversão. Através dele você conseguirá ver qual a diferença do custo dos produtos no país de origem até o custo total ao chegar no Brasil. 

A assessoria especializada também vai te ajudar na boa utilização dos Incoterms, em especial na questão da parte responsável pelo pagamento do frete.

Quando é feita a importação de algum produto, o frete é um dos valores mais importantes a serem considerados e é imprescindível que desde o princípio o responsável seja destacado.

Para isso, o frete deverá ser “PREPAID” que é o frete pago na origem pelo vendedor ou “COLLECT” que é o frete pago no destino pelo comprador.

Vale a pena ler nosso artigo sobre os Incoterms, que são os termos de negociação na logística internacional.

4. Verificar as autorizações para importar da china

Esse ponto é muito importante para que sua importação corra bem, pois nem todos os produtos são autorizados a serem importados ao Brasil, por isso, um outro cuidado que você deve ter é o de verificar se você pode de fato vendê-lo no país. 

É muito importante que você sempre cheque a legislação brasileira sobre importação nos casos de medicamentos, por exemplo. Nesses casos o processo de importação não é tão simples quanto você pensa.

Vantagens de importar da China

Hoje em dia, existem diversas vantagens em importar através dos fabricantes chineses. Por isso, a procura por importação tem aumentado.

Portanto, o principal ponto aqui é que você faça as simulações necessárias para verificar se a operação é vantajosa para você ou não, para evitar surpresas.

Hoje em dia, considerando a alta do dólar, nem sempre as importações ficam dentro do valor estimado. As vezes o importador precisa cobrar um valor maior do consumidor final no Brasil e, com isso, as vendas podem não ser tão boas quanto o esperado.

Agora que você entendeu o quão sério e complexo é este assunto, vamos falar de algumas vantagens, principalmente se você quer contratar diretamente com os fornecedores. 

Custo

Como o processo de negociação é feito diretamente com o fabricante, as chances de negociação com ele são maiores. Com isso há uma chance de conseguir um preço melhor, além de prazos e formas de pagamentos facilitados.

Facilidade de Comunicação

Por ter uma comunicação direta, fica mais fácil para que você entenda sobre o produto que está comprando e isso ajuda a evitar mal-entendidos.

Confiança

No contato direto com o fabricante você consegue atestar se ele é um parceiro confiável ou não para a compra dos produtos que você deseja. Em algumas plataformas como o AliBaba, por exemplo, você tem acesso às avaliações de outros compradores.

Agilidade 

Comprando diretamente do fornecedor você também garante uma maior agilidade na operação, já que não terá nenhum intermediador entre vocês.

Preço

Normalmente, produtos da China costumam ter um valor muito interessante para importação. Seja pela alta produção do país ou o cambio, essa revenda costuma ser muito vantajosa.

Concluindo

Agora que você já sabe as principais informações sobre a importação da China, é importante a gente dizer que: sim nós podemos te ajudar na facilitação desse processo.

Somos uma empresa especializada em logística de importação, com mais de 16 anos de mercado e podemos te auxiliar nesse processo dentro da sua operação hoje mesmo!

Entre em contato com a gente e faça um orçamento!

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

ENTRE EM CONTATO

Matriz

Rua Marquês do Herval, 1236 – Sala 301 

Centro, São Leopoldo/RS, Brasil | CEP: 93010-200

E-mail

prompt@promptbrazil.com.br

Telefone

+55 (51) 99451 5267

+55 (51) 3033-1133